Por Anna de Cássia em 18/01/2013

Um dos principais temperos utilizados diariamente pelos brasileiros é o alho. Presente no tempero de carnes, arroz, feijão, macarrão… quase todos ao alimentos da hora do almoço apresenta ao menos um dente de alho entre sua composição. Por ser tão comum e presente em nosso dia a dia, o alho acaba passando despercebido e as pessoas nem se quer imaginam que este pequeno alimento possui propriedades incríveis para a nossa saúde.

Chá de alho possui propriedades incríveis para nossa saúde!

Foto: Reprodução

Mas infelizmente a maioria das propriedades do alho acabam sumindo quando ele é frito ou cozinhado. Por isso a melhor maneira de aproveitar os nutrientes deste alimento é tomando o chá de alho, que ajuda a controlar pressão alta, tratar problemas intestinais, prevenir algumas doenças e até mesmo amenizar o zumbido no ouvido e baixar a febre.

Benefícios do alho

  • Antiinflamatório
  • Combate os radicais livres
  • Evita crises alérgicas
  • É antibacteriano e antiviral
  • Previne alguns tipos de câncer
  • Previne trombose, arteriosclerose e esclerose cerebral

Chá de alho no controle do colesterol

O colesterol ruim, ou LDL, surge quando ingerimos muitos alimentos gordurosos, e em excesso pode trazer complicações cardíacas, e até mesmo um infarto. O alho possui uma propriedade chamada Efeito hipo colesteroemiante, que ajuda no controle das taxas de colesterol ruim das nossas artérias.

Aprenda como fazer este chá

Ingredientes:

  • 1 xícara de chá de água
  • 1 dente de alho (médio)
  • 1 colher de sopa de mel

Preparo:

  1. Coloque a água em uma chaleira e deixe ferver
  2. Enquanto a água ferve, amasse o dente de alho e coloque em uma xícara
  3. Jogue a colher de mel por cima do alho
  4. Quando a água ferver, desligue e coloque na xícara por cima do alho e do mel
  5. Tampe e deixe abafado por aproximadamente 10 minutos para apurar
  6. Quando amornar pode beber
  7. O ideal é beber de noite, antes de se deitar para dormir

OBS: O chá de alho é contraindicado para crianças – até 3 anos –, pessoas com gastrite, úlcera, pressão baixa ou glicose baixa. Tomado em excesso o chá pode causar desconforto gastorintestinal.

Outras receitas

Para aqueles mais corajosos e que conseguirem comer o alho cru, pode misturar duas cabeças de alho cortadas em pedaços bem pequenos, misturar com várias colheres de mel e comer tudo na colher, sempre de manhã em jejum. Esta receita funciona tanto quanto o chá no controle do colesterol.

Fique ligada, chá de alho não emagrece!

Algumas mulheres costumam tomar o chá de alho junto com uma dieta, pois acreditam que a bebida ajuda a eliminar as gordurinhas extras com mais facilidade. Mas infelizmente isto não passa de uma lenda, na verdade o alho não combate gordurinhas, apenas o colesterol das artérias.

Veja mais!