Por Nayla Georgia em 07/05/2012

O chazinho já não é característica somente dos britânicos, no famoso chá das 5h na tarde, ou da vovó. Eles trazem enormes benefícios à saúde e alguns ainda possuem propriedades termogênicas, que aceleram o metabolismo e fazem emagrecer. Irmão mais novo do Chá Verde, o Chá Branco também é extraído da Camellia sinensis, entretanto suas folhas são retiradas muito jovens, antes do processo de oxidação. O Chá Branco possui os mesmos benefícios do verde, prometendo um pequeno aceleramento no processo emagrecedor e sem o sabor amargo.

Chá Branco

Produto que também pode ser comprado em cápsulas, possui propriedades muito benéficas à saúde | Imagem: Reprodução

A infusão das novas folhas atua desinchando, desintoxicando, diminuindo o colesterol ruim (LDL) e acelerando o metabolismo, o que facilita a queima de gordura. Seu nome “branco” veio da fase em que as folhas se encontram, que é coberta por uma penugem esbranquiçada, por estar protegida da luz do sol evitando a formação da clorofila, que concentram polifenóis e catequinas (substâncias altamente antioxidantes e termogênicas). Ele é de origem chinesa e possui vitaminas B, C e K, além de outras substâncias como a cafeína, potássio, ácido fólico, manganês e antioxidantes, que ajudam a neutralizar os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento celular.

Curiosidade sobre o Chá Branco

Esse tipo de chá é colhido manualmente apenas uma vez ao ano e somente por três dias, por isso pode ter um preço mais “salgado” (um pacotinho chega ao dobro do verde). Na hora da colheita da erva, o sabor do chá muda, e, diferentemente do Chá Verde, tem um gosto mais suave e adocicado.

São necessários 80 mil brotos da Camellia sinensis para produzir 1 kg do chá!

Preparando

Esta infusão é muito simples de fazer. Segue a mesma ideia do Verde e com alguns truques consegue ter um sabor ainda melhor.

Leia a seguir como fazer:

  1. Coloque água para ferver e antes de levantar fervura apague o fogo.
  2. Acrescente 2 colheres de sopa rasas para 2 litros de água ou 2 colheres de chá rasas para 1 xícara de água.
  3. Abafe por alguns minutos (de 5 a 10 é suficiente) e coe.
  4. Beba quente ou frio até 24 horas após o preparo.

Dicas:

  • O ideal é não adoçar, mas caso seja necessário prefira um pouco de mel.
  • Não conserve por mais de 24 horas, pois os princípios ativos perdem a eficácia.
  • Coloque na água que será levada ao fogo um pedaço de canela em pau para dar um sabor especial.

Veja mais!