Ceia Natalina: Escondidinho de Bacalhau é uma ótima opção

Alguns pratos da culinária mediterrânea são ótimos aliados para a saúde e agradam a maioria dos gostos


Todo mundo quer impressionar na hora de oferecer uma ceia natalina, não é mesmo? Na hora de montar um cardápio para esse dia especial surgem milhares de dúvidas. Então, o ideal é caprichar nas opções, sem gastar muito agradando a todos os paladares.

Uma boa alternativa é unir os sabores tradicionais do dia a dia com algo mais exclusivo. Alguns pratos da culinária mediterrânea são ótimos aliados para a saúde e agradam a maioria dos gostos.

Pensando nisso, que tal fazer um escondidinho de bacalhau acompanhado de arroz? Para preparar esse prato você vai precisar dos seguintes itens:

Ceia Natalina: Escondidinho de Bacalhau é uma ótima opção

Foto: depositphotos

Ingredientes

– 1 lombo de bacalhau dessalgado e congelado;
– 1 pacote de purê de batata;
– Meia xícara (de chá) de salsinha fresca picada;
– 1 cebola cortada em meia lua;
– Meia xícara (de chá) de azeitonas verdes fatiadas;
– Meia xícara (de chá) de queijo parmesão ralado;
– Meia xícara (de chá) de azeite;
– 1 caixinha de molho branco;
– 50 g de creme de leite light.


Modo de preparo

O primeiro preparo é o do bacalhau. Coloque-o em uma panela, cubra com água e deixe ferver. Cozinhe durante 10 minutos. Depois disso, desfie o bacalhau com o apoio de um garfo. Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 200 graus Celsius.

No fogão, regue uma frigideira com azeite e refogue a cebola durante três minutos até que elas fiquem transparentes. Depois adicione o tomate e deixe por mais cinco minutos. Sempre mexendo.

Em um refratário que possa ir ao forno, coloque o molho refogado, azeitonas e o bacalhau desfiado. Em seguida, coloque o purê de batatas, queijo parmesão, creme de leite e o molho branco. Leve a mistura por 20 minutos ou até gratinar. Esse escondidinho fica ótimo servido com arroz. De preferência, o integral.

Dicas para fazer purê de batata

A estrela de todo escondidinho é uma só: o purê de batatas. As variações são as proteínas que o acompanham, como por exemplo, o bacalhau da receita acima, mas podem ser outros como a carne seca, o frango, camarão, etc. Para fazer um purê de batatas cremoso e macio é preciso observar algumas instruções.

– Tire toda a casca da batata na hora em que for cozinhá-las;
– Quanto menores os pedaços dela, melhor;
– Se quiser, pode colocar alguns temperos como alho, noz moscada ou louro;
– Assim que elas estiverem moles, é a hora de espremer. Não deixe para fazer isso quando as mesmas esfriarem;
– Depois de espremidas, use creme de leite e manteiga e misture com um fouet. Se quiser um purê mais cremoso, passe-o no coador.