Por Débora Silva em 18/01/2016

Durante o período do Carnaval, as pessoas que gostam da festa, geralmente, querem aproveitar ao máximo e até o último segundo dos dias de folia, mas acabam cometendo alguns deslizes que prejudicam a saúde.

Alimentação inadequada, excesso de álcool e falta de hidratação são alguns dos erros que os foliões cometem para aguentar a maratona dos blocos. Assim, é essencial saber como brincar a folia de Momo sem prejudicar sua saúde.

Pular Carnaval com a saúde em dia

Carnaval: saiba como brincar sem prejudicar sua saúde

Foto: Reprodução/ internet

Para aproveitar os dias de festa sem prejudicar a saúde, é necessário ter atenção e cautela para não acabar cometendo que alguns exageros. Veja como pular Carnaval mantendo a saúde em dia:

Alimentação leve

Durante o Carnaval, normalmente, as temperaturas estão bastante elevadas e o cuidado com a alimentação deve ser redobrado, pois a perda de líquidos e sais minerais é grande.

Recomenda-se ter sempre à mão alimentos práticos como barras de cereais, barras de proteínas, mix de castanhas e frutas secas. Evite os alimentos gordurosos e com baixo valor nutricional. Hambúrgueres e frituras são de difícil digestão e podem causar indisposição.

É importante manter uma alimentação balanceada, com a ingestão de carboidratos, proteínas e líquidos, alimentando-se de 3 em 3 horas. Dê preferência aos carboidratos integrais, pois eles liberam açúcar no sangue mais lentamente e garante a energia por mais tempo.

Um bom café da manhã é fundamental para aguentar o ritmo do dia e todos os grupos alimentares devem estar presentes nesta refeições. Coma pão integral, frutas, suco natural, cereais, queijo ou ovo.

Muita água

Os foliões devem manter uma boa hidratação com a ingestão de água, água de coco e suco de frutas natural. A água participa de vários processos metabólicos, como a manutenção da temperatura do corpo, funcionamento dos rins e intestinos.

Cuidado com as bebidas alcoólicas

Quem gosta de ingerir bebidas alcoólicas deve intercalar com água, para evitar a embriaguez, desidratação e a ressaca no dia seguinte. O consumo excessivo de álcool é a principal ameaça nos dias de Carnaval e o resultado do exagero pode envolver acidentes e outros perigos.

Quem quer beber nos dias de festa e voltar para casa em segurança pode adotar a técnica do “motorista da rodada”. Assim, durante cada dia de carnaval, uma das pessoas não bebe e volta dirigindo. Outra opção são os táxis, que te levarão para casa com segurança.

Sexo seguro

Durante as pessoas, muitas pessoas acabam fazendo sexo sem preservativo, o que pode causar sérios problemas, como as DSTs. O uso da camisinha é indispensável!  Tenha sempre em mãos o preservativo e nunca tenha vergonha de exigir que o(a) parceiro(a) faça uso dele.

Desintoxicar o organismo

Se você exagerou no dia anterior, consumir um suco verde ajudará a desintoxicar o organismo e fará o fígado funcionar melhor.

Veja mais!