Por Camila Albuquerque em 14/03/2013

O vai e vem das tendências

Diante de todo o “maxi” que nos rodeia agora (maxi colar, bolsa, brincos, etc.), seria quase inevitável que nenhuma peça de roupa entrasse nessa onda que, aliás, não é de agora – o maxi entra para o grupo de tendências de décadas passadas que voltam vez ou outra. O “maxi” da vez fica por parte das calças pantalonas! Herança dos anos 70, essas peças são extremamente chiques. Desta vez, aparecem em novos tecidos, estampas e texturas, numa repaginada que pretende agradar ainda mais mulheres em 2013, principalmente porque estão cada vez mais finas e elegantes.

Num look bem estruturado e bem pensado, a calça pantalona pode ser usada desde o trabalho até para uma produção mais sofisticada. E por ser extremamente feminina, versátil e democrática, pode ser usada por adolescentes, jovens e senhoras. Só requer um pouco de cuidado nas proporções, por ser uma calça larga demais.

Fazendo bonito com as pantalonas

  • É preciso evitar blusas volumosas e com cortes assimétricos, pois elas distorcem e aumentam sua silhueta, o que não é bom para combinar com uma pantalona.
  • Se você está acima do peso ou tem quadris mais largos, aposte em cores mais neutras e escuras (preto, azul marinho, marrom, cinza, verde musgo, etc.). Se quer usar uma estampada, prefira padronagens menores e de fundo escuro.
  • Se você tem quadril fino demais, prefira cores mais vibrantes, estampas médias ou grandes, que ajudem a ressaltar a região. Também fique com os tecidos mais firmes e volumosos.
  • Quanto maior for a largura da pantalona, mais sequinha deve ser a camisa ou blusa a ser usada com ela, assim equilibramos as duas peças e evitamos o indesejado volume.
  • O comprimento certo é: cobrindo o sapato, deixando só parte dele à mostra. Maior ou menor que isso é exagero.
  • Em dias mais frios, está permitido combiná-las com casaquinhos ou cardigãs.
  • Pantalonas e cintos são uma dupla que combina! Aposte em cintos largos, com efeitos metálicos e que contrastem bem com a calça.
  • São ótimas para alongar a silhueta e dá até pra usar um salto bem alto durante o dia, pois não serão totalmente vistos.
  • Blusas com decotes nas costas, de um ombro só ou tomara-que-caia são ótimas pedidas para combinar com as pantalonas, pois te deixam mais esguia.
  • Os sapatos mais recomendados para se usar com essa calça: saltos grossos são a preferência, porém, os mais finos e até rasteirinhas também caem bem.

Looks para você copiar

*Clique no ícone “i” para ver a legenda das fotos.

Veja mais!