Por Daiane Silva em 13/10/2011

Refeição importante!

Pode parecer até contraditório, mas o hábito de sair de casa sem comer nada pode ajudá-la a ganhar uns quilos extras! É que a primeira refeição do dia está relacionada à manutenção do peso, segundo estudos que comprovam essa teoria, as pessoas que conseguem manter o peso depois da dieta tem o hábito de tomar café da manhã. O risco de chegar à obesidade é 34% maior em quem fica em jejum.

Segundo explicação do médico endocrinologista e nutrólogo da Universidade Federal de São Paulo, Dr.João César Castro Soares, o período matutino é o mais ativo do dia e quando o corpo mais gasta calorias. Quando comemos de manhã, gastamos as calorias ingeridas automaticamente, além disso, o ato gera energia para o resto do dia, assim, com mais energia, você se sente mais ativa e acaba gastando ainda mais calorias.

Café da Manha Saudável

O desjejum também ajuda a manter uma sensação de saciedade, evitando que se sinta muita fome no decorrer do dia, exagerando nas outras refeições, em que o corpo está mais repousado, portanto gastando menos energia, como à noite.

O pão, por exemplo, pela manhã é liberado sem problemas, mas à noite é melhor que se evite.

Para quem quer começar a seguir o hábito do café da manhã

4 dicas e um cardápio para ajudá-la:

  • ACORDE 15 MINUTOS ANTES: o café da manhã não precisa ser demorado como nos comerciais, acordar poucos minutos antes do horário costumeiro não fará muita falta em seu sono, mas trará grandes benefícios à sua saúde!
  • QUEM ACORDA SEM FOME OU COM ENJÔO:  comece comendo uma fruta, a acidez pode ajudar a acabar com o enjôo.
  • QUEM COME DEMAIS À NOITE: esta pode ser a razão de você acordar sem fome! Quem sabe você não esteja exagerando na última refeição do dia? Comer demais à noite atrapalha a digestão e dá sensação de saciedade pela manhã.
  • APRESSADOS… : se você não conseguir acordar mais cedo, opte por levar ao trabalho, ou à escola, um lanchinho fácil de carregar na bolsa e nutritivo, como: iogurte, barra de cereal ou frutas secas, assim com algumas frutas fáceis de consumir em qualquer lugar como banana ou maçã. Todas as opções são ótimas para um desjejum.

Cardápio simples e balanceado:

  • 1 porção de carboidrato complexo (pães e cereais);
  • 1 porção de frutas secas ou suco;
  • 1 porção de proteínas (leite, iogurte ou queijo);
  • 1 xícara de café, já que a cafeína aumenta a energia e, assim ajuda a queimar mais calorias.

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