Por Daiane Silva em 25/08/2011

Mudanças…

Durante a gravidez, o corpo muda bastante por causa da alteração hormonal e os cabelos não ficam de fora da mudança. Algumas mulheres dizem que os cabelos melhoram muito, ficam brilhosos e leves, já outras reclamam que os fios ficam com uma oleosidade excessiva que não tinham antes ou ainda, que mudam a estrutura, passando de cacheados para mais finos e escorridos ou de finos para mais grossos e meio ondulados. Tudo efeito dos hormônios que, enlouquecidos, mudam tudo! Depois que tem o bebê, a queda é quase inevitável e assusta muito às mamães desinformadas. Não há o que temer, a queda de cabelos acontece porque o corpo está voltando ao que era antes, ou seja, outra mudança!

Bela mamãe

De qualquer forma, durante a gravidez é importante que a gestante adote certos cuidados  especiais com os fios, para que, mesmo que as alterações hormonais não sejam para melhor, o cabelo se mantenha de uma maneira que ela se sinta bem e bonita!

A maioria das mulheres fica em dúvida principalmente sobre quais produtos pode usar, quais tratamentos podem ser feitos ou não, tudo porque se sabe o quanto há risco para o feto.

Esclarecendo… o que pode e o que não pode durante a gravidez

Produtos com química, NÃO PODE!

  • Química – esta deve ser a maior dúvida das mulheres e a maioria opta por não fazer absolutamente nada nos cabelos para não correr riscos. E estão muito certas! Os produtos químicos das fórmulas (principalmente das tinturas) como amônia, chumbo, hidróxido de sódio, guanidina, entre muitos outros, penetram no couro cabeludo e podem afetar gravemente o bebê, prejudicando sua formação e até causando aborto.
  • Xampus tonalizantes e hennas – são tinturas geralmente sem amônia nem metais pesados (e isso deve ser bem verificado na formulação do produto antes do uso), que podem ser usados, preferencialmente após os três primeiros meses de gestação. Não esqueça do teste de toque para verificar possíveis alergias se for usar o produto pela primeira vez.
  • Xampus, condicionadores, leave-in e máscara de tratamento – estão liberados para uso, pois não apresentam nenhum perigo ao feto e seu uso garantirá um cabelo saudável e bem cuidado durante e após a gravidez.
  • Escovas – alisar os fios só se for apenas com o secador e a escova mesmo, nada de escova progressiva ou outra que necessite produtos químicos para alisar!
  • Máscaras e preparados caseiros – esta é uma boa pedida para evitar produtos químicos e prejudiciais ao bebê! Use produtos naturais como frutas, mel e leite e faça hidratações em casa, você verá que o efeito é duplamente benéfico!

Mantendo estes cuidados, aliados a um bom corte, seus cabelos estarão hidratados e brilhantes e você se sentirá uma grávida muito bonita!

Veja mais!