Por Daiane Silva em 15/09/2011

Você sabe identificar seu tipo de cabelo?

Essa é uma questão bastante importante para um cuidado eficaz das suas madeixas, mas muitas pessoas têm dúvidas a respeito. Afinal, como saber se os produtos como xampus e cremes específicos são para o SEU TIPO DE CABELO? Aprender a identificar se seu cabelo é SECO, NORMAL, MISTO ou OLEOSO, vai evitar que você use produtos inadequados ao seu tipo de cabelo, o que poderia causar um efeito contrário ao cuidado que você deseja.

Cabelos que são expostos a muita química, piscina com cloro ou ao sol, podem ter sua estrutura modificada e assim também, as características dos fios.

Veja as características de cada tipo de cabelo e descubra qual é o seu!

  • CABELOS NORMAIS: São os cabelos naturalmente macios e brilhantes, com aspecto saudável e fáceis de pentear. Os fios não ressecam com facilidade e nem tem oleosidade excessiva. São os mais fáceis de serem cuidados, não necessitam ser lavados diariamente, já que as glândulas sebáceas não produzem gordura em demasia, o que mantem o couro cabeludo limpo por mais tempo.
  • CABELOS MISTOS: É o tipo mais encontrado atualmente, já que as mulheres fazem mais uso de secadores, chapinhas e colorações, que acabam modificando a estrutura dos fios. Além desses fatores, ainda há a poluição e outros fatores externos que ajudam a tornar a raiz do cabelo oleosa e as pontas podem ser secas ou normais, variando conforme os hábitos e cuidados. Cabelos longos tendem a ser mistos porque a oleosidade e nutrientes do couro cabeludo não chegam às pontas.
  • CABELOS OLEOSOS: A grande quantidade de óleo no couro cabeludo dá a esse cabelo um brilho gorduroso e deixa os fios pesados e sem volume, essa oleosidade tem origem nos fatores externos, além de hereditariedade ou até má alimentação.
  • CABELOS SECOS: Estes fios são secos ou tem aspecto ressecado da raiz às pontas e geralmente são ásperos, quebradiços, não tem brilho e tem muito frizz. Além disso, esse tipo de cabelo é difícil de pentear, não tem balanço e tem um volume excessivo.

Cada tipo de cabelo necessita cuidados especiais para que mantenham a saúde dos fios e o brilho e maciez que toda mulher deseja.

Veja cuidados e tratamentos naturais

Cabelos, tipos

NORMAIS:

Como apresentam um grau equilibrado entre a hidratação e a oleosidade, necessitam apenas manter esse equilíbrio e, para tanto, produtos que contenham silicone, lanolina, proteínas, ceramidas, papaia, pantenol e algas, funcionam muito bem em sua proteção, aumentando a maleabilidade dos fios e protegendo-o de danos causados por mar, vento, sol e poluição, por exemplo.

Receitinha caseira para manter a hidratação dos cabelos normais

– Condicionador de calêndula

– Pingar três gotinhas de óleo essencial de calêndula no condicionador. Essa mistura ajudará a manter seus fios ainda mais macios.

CABELOS OLEOSOS E MISTOS:

Para controlar a oleosidade excessiva, os produtos com extrato de frutas (morango e papaia), hamamélis, argila, algas, calêndula, camomila, ou derivados de silicone, são ideais e ajudam a hidratar os fios, no caso dos cabelos mistos.

Receita caseira para tratar os cabelos oleosos e fortalecer os fios

Ingredientes:

  • ½ copo de água mineral;
  • 1 maçã;
  • ½ limão

– Bater tudo no liquidificador e aplicar nos cabelos antes de lavar, deixar por 15 minutos e lavar normalmente.

CABELOS SECOS:

Para repor a hidratação perdida dos fios, é importante usar produtos à base de silicone, proteínas, vitamina E e pantenol, colágeno e elastina, óleos e extratos vegetais, ceramidas, pois eles repõe nutrientes e ajudam a selar as pontas para que não apareçam pontas duplas.

Receita caseira para hidratar os cabelos ressecados e sem vida

Creme vitaminado

Ingredientes:

  • 1 clh. de café de óleo de rícino;
  • 1 ampola de vitamina A;
  • 1 gema de ovo.

– Bater todos os ingredientes no liquidificador até formar um creme. Aplicar com pente de cerdas largas e deixar agir nos cabelos.

Veja mais!