Por Ana Ligia em 18/04/2017

O conhecimento de que a babosa é uma excelente forma natural de cuidar dos cabelos é algo passado de geração a geração. E sua avó estava certa; a planta é uma maneira alternativa e barata de fortalecer os fios e proporcionar a eles maciez e brilho.

A alternativa que já é conhecida no mundo da medicina devido aos bens proporcionados para à saúde também pode ser uma excelente forma de cuidar dos cabelos.

A babosa traz inúmeros benefícios para as madeixas. Ela proporciona brilho, hidrata de forma profunda, fortalece os fios, deixa o cabelo com mais viço e brilho, combate problemas no couro cabeludo, elimina caspas e ainda combate à queda.

A planta ainda possui as vitaminas A, C, E, B1, B2, B3, B6, B12 e B13, 20 minerais, 18 aminoácidos e diversos outros nutrientes que beneficiam as mechas capilares.

Cabelos: como fazer e para que serve shampoo de babosa

Foto: depositphotos

O ativo conhecido como aloe vera está presente em inúmeros cosméticos. Mas você pode produzir o seu próprio shampoo a base de babosa, deixando-o ainda mais natural do que os vendidos, pois muitas vezes esses também costumam levar fórmulas químicas.

Shampoo caseiro de babosa

Receita 1

Ingredientes

-1 shampoo neutro;
-2 folhas de babosa (usar somente a parte gelatinosa);
-2 colheres (de café) de óleo de rícino;
-Coador.

Modo de preparo

Descasque a parte verde da planta e depois retire a parte gelatinosa da babosa. Leve o líquido para um liquidificador e bata até virar uma mistura homogênea. Depois de batido, passe a mistura no coador e depois despeje o caldo em um recipiente. Acrescente o óleo de rícino e o shampoo e misture bem. Devolva a mistura para o pote.

Receita 2

Ingredientes

-250 ml de shampoo neutro;
-50 ml de água potável;
-1 ampola de queratina;
-1 ampola de vitamina A;
-6 colheres (de sopa) da parte gelatinosa da babosa.

Modo de preparo

Coloque a babosa, a água, a queratina e a vitamina em um recipiente e mexa até que todos os ingredientes fiquem bem misturados. Acrescente o shampoo, misture bem e guarde em uma embalagem de shampoo já utilizado.

Veja mais!