Por Anna de Cássia em 05/03/2013

Os cabelos brancos são o maior terror para a maioria das mulheres, pois é um sinal indicativo de algo que elas tanto tentam evitar: a velhice. Chega uma certa idade que os cabelos começam a clarear e a única solução é recorrer a pintura. Mas existem alguns casos em que os cabelos brancos surgem precocemente, antes mesmo dos 20 anos de idade!

Esses cabelos brancos ai não são sinais na idade não, surgem devido ao estresse, má alimentação, queda de cabelo e até mesmo fatores genéticos. Sim, a tendência para se ter cabelos brancos mais cedo é genética e pode ser passada de mãe para filha. Então, para aquelas que ainda não possuem fios brancos é interessante fazer uma pesquisa e perguntar a mãe, avó e tias a idade que elas tinham quando começaram a aparecer cabelos brancos, para ai você fazer uma média e ver quando é que sua vez vai chegar.

Cabelos brancos são o maior terror! Veja como evitar seu surgimento

Foto: Reprodução

Retarde este processo

  • Evite se estressar de mais com qualquer coisa, pois quando o estresse não leva diretamente aos cabelos brancos ele pode ocasionar a queda de cabelos, que é mais um dos fatores para surgimento dos fios sem cor.
  • Ter uma alimentação balanceada e rica em fibras, proteínas e vitaminas é bastante importante, pois os pigmentos dos cabelos são formados a partir destes nutrientes.
  • É importante também ficar sempre de olho nos problemas gastrointestinais, pois alguns impedem a absorção das fibras e vitaminas, o que vai prejudicar não só a fibra do fio como também seu brilho e sua cor.
  • Pratique exercícios físicos e tenha qualidade de vida
  • Fique de olho na sua tireoide. Alterações nesta glândula podem levar ao surgimento de cabelos brancos precoces.
  • A vitamina B12 é a mais importante para a saúde do cabelo, e por isso os alimentos como carnes (de boi e frango), mariscos, salmão, leite e queijo devem estar presente em seu cardápio todos os dias, pois são extremamente ricos neste tipo de vitamina.
  • Evite cigarros, pois o tabaco é extremamente ofensivo para a saúde do cabelo – e do corpo todo em geral.

Fique atenta!

Essas dicas ai não funcionarão para sempre. Elas atrasam um pouco os fios brancos, mas não os impede de chegar um dia. Portanto, no final das contas o único remédio para isto é pintar o cabelo. Mas a tinta possui uma química que com o tempo danifica muito as madeixas, então é importante conversar com seu cabeleireiro para ver os cuidados que você deve passar a tomar depois de tingir, como hidratar semanalmente e passar a utilizar shampoos e condicionares próprios para cabelos tingidos.

Veja mais!