Por Robson Merieverton em 12/07/2017

Para saciar aquela fome que surge no meio da tarde, nada melhor do que um bolo delicioso, certo? Mas se você está de regime ou tem alguma restrição alimentar, tudo fica ainda mais complicado. Para não passar mais por isso, o que você acha de aprender a fazer um bolo de gelatina de limão sem glúten e livre de lactose? A sugestão é bem rápida e simples.

Todos os ingredientes utilizados podem ser encontrados com facilidade na sua própria dispensa ou no supermercado mais próximo.

Além de saciar aquela fome, o prato ainda pode trazer alguns benefícios para a sua saúde, principalmente quem está sempre de olho na balança. A dica foi extraída do canal no YouTube do Fitoterapeuta Naturopara André Resende.

Benefícios da farinha de coco

Um dos principais ingredientes utilizados no preparo do bolo saudável de gelatina de limão sem glúten é a farinha de coco. Ela aparece como substituta da farinha de trigo comumente presente em pratos dessa natureza. Além de ser uma ótima opção para quem tem intolerância ao glúten, esse ingrediente ajuda a manter o foco da dieta, pois também está livre da lactose.

A farinha de coco é rica em fibras, o que aumenta a sensação de saciedade e diminui o efeito dos carboidratos e das gorduras nas refeições. Ela também ajuda no controle da glicemia, o que possibilita que os diabéticos também façam uso dela nas suas receitas. A farinha de coco também é livre de glúten; combate a prisão de ventre, acelerando o trânsito intestinal e ajuda a diminuir o colesterol ruim e os triglicerídeos.

Bolo saudável de gelatina de limão sem glúten e livre de lactose. Veja como fazer

Foto: Reprodução/YouTube

Bolo saudável de gelatina de limão sem glúten

Ingredientes

  • 4 ovos;
  • 2 colheres (de sopa) de óleo;
  • 2 potes de iogurte zero;
  • 1 pacote de gelatina de limão diet;
  • 1 ½ xícara de adoçante forno e fogão;
  • 2 colheres (de sopa) de raspas de limão;
  • 2 xícaras de farinha de coco;
  • De 50 a 100 gramas de coco ralado;
  • 1 ½ colher (de sopa) de fermento em pó;
  • 1 colher (de café) de sal.

Modo de preparo

Em uma vasilha grande, acrescente os ovos, o óleo, o iogurte, a gelatina diet e o adoçante. Misture bem até que todos os ingredientes estejam bem homogêneos. Par obter as raspas do limão, você vai colocá-lo no refrigerador e esperar que ele congele um pouco. Depois disso, use um ralinho para raspar toda a casca. Feito isso, acrescente junto aos demais ingredientes.

O próximo passo é colocar a farinha de coco aos pouco. Para isso, você precisa continuar mexendo bem para que tudo fique uniformemente misturado. Você pode utilizar um pouco mais de duas xícaras de farinha de coco ou um pouco menos. Tudo vai depender da obtenção do ponto certo da massa. Preste atenção, pois ela não é mole, nem tão dura demais (você pode conferir o ponto ideal no link do vídeo).

Depois da farinha de trigo, acrescente o coco ralado.  Em seguida, para finalizar, acrescente o fermento em pó. Você vai perceber que a quantidade de fermento usada é maior do que em bolos tradicionais. Isso se faz necessários devido a densidade da farinha de coco, se comparada a farinha de trigo. Caso você perceba que a massa ficou dura demais, pode acrescentar um pouco de leite ou água. Ah! Não esqueça do sal.

Com a massa pronta, coloque em uma forma de buraco no meio untada. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180°. Para saber se a massa assou por completo, vale aquele velho truque do palito de madeira. Espete-o no bolo e, saindo seco, já pode retirá-lo do fogo.

Para não perder nenhum detalhe do passo-a-passo, assista ao vídeo:

Veja mais!