Por Gabriel Oliveira em 04/10/2011

As listras são um padrão que aparece nos desfiles seja qual for a estação. Tanto no frio, como no calor, elas surgem e exibem seu glamour náutico que é capaz de compor desde looks casuais até extremamente formais.

Preparamos algumas dicas que com certeza vão te ajudar na hora de escolher e combinar uma peça listrada, até porque é um dos hits do verão. Confira:

Tipos de Listras

  • Listras horizontais: essas são as vilãs das baixinhas e das gordinhas, que devem evitá-las, pois além de deixarem a silhueta achatada, diminuindo a estatura, elas deixam o corpo mais largo e têm o poder de evidenciar as partes do corpo onde foram aplicadas. Essas listras são perfeitas para as magrinhas que querem dar volume aos seios ou bumbum.
  • Listras verticais: fazem exatamente o contrário das horizontais. Elas deixam a silhueta mais alongada, ou seja, não caem muito bem em mulheres que são muito altas. Já as gordinhas e baixinhas podem abusar dessa estampa.
  • Listras diagonais: quando dispostas na diagonal, as listras dão um efeito de ilusão óptica, confundindo o olhar. Podem ser usadas por mulheres não tão cheinhas cujo objetivo é ganhar mais cintura. As que possuem uma silhueta cheia demais devem evitar esse tipo de listras.

Audrey Hepburn com look de listras

Dicas Importantes!

  • Se você não possui um corpo escultural, evite usar vestidos com listras horizontais muito largas. Elas são um veneno para a silhueta.
  • Não use mais de uma peça com listras. Procure combiná-las com peças lisas no mesmo tom da padronagem ou com peças metalizadas.
  • Evite o uso de listras coloridas. Você vai ficar parecendo um palhaço. Prefira as padronagens de duas cores, como branco e preto, vermelhas e brancas, entre outras.
  • Nunca, jamais, use uma calça com listras com uma blusa estampada ou vice-versa. Além de ficar cafona, vai ser informação demais para um look só.
  • Quer uma combinação legal? Pegue uma regatinha com listras azuis e brancas, uma calça preta ou branca e uma sandália também preta ou em tom nude. O visual vai ficar super elegante e ao mesmo tempo simples.
  • Se quer dá um toque de cor no visual, uma dica bem interessante é usar uma camiseta ou regata com listras pretas e brancas com shortinhos em cores vibrantes, como amarelo, vermelho, laranja, entre outras cores que estão em alta para o verão.
  • Casacos, blazers e cardigãs listrados ficam bem legais com peças básicas, como jeans surrado e camiseta branca.
  • Vestidinhos curtos também é uma das peças que mais aparecem com listras, principalmente no verão que se aproxima. Você pode combiná-los com jaquetas de couro ou outros acessórios do tipo. Não esqueça das primeiras dicas deste artigo antes de escolher o seu.

Looks com blusas, vestidos e camisetas listradas

 

Kate Moss

Kate Moss usando blusas listradas

 

Famosas usando listras

Famosas usando listras em  blusas e tomara-que-caia

 

Famosas usando listras

Famosas usando blusas listradas

 

Famosas usando listras

Famosas usando vestidos listrados

 

Famosas usando listras

Famosas usando vestidos listrados

 

Camiseta de listras com shortinho

Camiseta de listras com shortinho

Veja mais!