Por Pollyana Batista em 26/09/2017

Certamente você já ouviu falar nos benefícios dos exercícios crossfit para o corpo feminino. Neste artigo, vamos explorar todas as vantagens para você ter ideia do que se trata essa atividade e se ela é ideal para o seu ritmo de vida.

De acordo com academia BSB CrossFit, sediada em Brasília (DF), o “crossfit é um programa de treinamento de força e condicionamento físico geral baseado em movimentos funcionais, feitos em alta intensidade e constantemente variados”.

A academia divide a prática da atividade em três modalidades: levantamento de peso olímpico, ginástica olímpica e condicionamento metabólico.

Como são os exercícios do crossfit?

Primeiro, os atletas começam com um aquecimento, depois vem alguma técnica de força, seguida do treinamento do dia que pode variar de dia para dia. A ideia é fazer exercícios funcionais que variam de intensidade, entre cinco e 20 minutos.

Para isso, o crossfit se utiliza do peso do próprio corpo, mas também de equipamentos específicos como barras, anilhas, pesos, cordas, bolas, pneus, argolas, correntes e outros materiais pesados.

Quais as vantagens do crossfit para o corpo da mulher?

Ao corpo da mulher, o crossfit auxilia no controle do estresse e aumenta a resistência física

Benéfico também para as mulheres, o crossfit se utiliza do peso do próprio corpo (Foto: depositphotos)

As principais vantagens do crossfit para mulheres é que por ser um treinamento de alta intensidade, ajuda na perda de peso e no ganho de massa muscular, para redefinir o corpo. Além disso, a prática da atividade auxilia as integrantes do sexo feminino no controle do estresse e aumenta a resistência física.

Outra vantagem relacionada ao crossfit é a agilidade com que ele dá resultados, principalmente para as pessoas que estão com pressa de perder peso ou ganhar massa muscular. Veja as principais vantagens da prática do crossfit no corpo feminino:

Aumento da força

Já passou aquela época em que as mulheres eram vistas como sexo frágil. O crossfit reforça ainda mais essa transformação. É possível por meio de técnicas específicas aumentar a carga suportada pelo corpo feminino e aumentar a sua capacidade de levantar pesos;

Redução de medidas e percentual de gordura

As mulheres sofrem bastante com o acúmulo de gordura em lugares específicos do corpo. A questão hormonal também é responsável por deixar o corpo mais inchado do que deveria. O crossfit pode ajudar a reduzir medidas e diminuir o percentual de gordura;

Melhora na flexibilidade

Depois de duas semanas de treinamento você já vai conseguir perceber a qualidade nos seus movimentos e a possibilidade de fazer flexões que você não conseguia antes.

Melhora na capacidade cardiovascular e respiratória

Doenças do coração matam mais no Brasil do que qualquer outra patologia. Por isso, nada melhor do que exercitar-se e sentir os reflexos diretos na saúde do coração e na qualidade da respiração;

Melhora no equilíbrio

O crossfit melhora o equilíbrio feminino. Portanto, um ótimo aliado para que você se sinta mais segura e desempenhe com mais primor as suas funções do dia a dia, seja no trabalho ou em casa;

Redução de stress

Todo mundo sabe que praticar algum esporte faz bem não só para o corpo como para a mente também. O crossfit reforça isso e com uma vantagem: por ser um treinamento de alta intensidade, provoca uma sensação de bem-estar incrível;

Espírito de equipe

Além de fazer bem para o corpo, o crossfit ajuda na sociabilização. Por ser um esporte de impacto, a parceria é fundamental entre os praticantes e isso acaba fortalecendo os vínculos e desenvolvendo o espírito de equipe;

Aumento de energia

Não são todas as mulheres, mas a maioria delas precisa de energia de sobra para dar conta de mil funções que exercem no dia a dia. Não é nada fácil para aquelas que cuidam da casa, da família e do trabalho. Por isso, praticar crossfit aumenta a energia do corpo feminino;

Treinamento que fortalece o corpo por inteiro

Ao contrário da musculação que fortalece os músculos que são trabalhados, o crossfit fortalece o corpo por inteiro, pois os exercícios mexem com várias áreas do corpo feminino. Um único exercício dá para trabalhar as pernas, braços, costas e abdômen, por exemplo;

Aumento da auto-confiança

Por mais que esse seja um assunto para terapia, é verdade sim que o crossfit aumenta a confiança da mulherada. Isso porque, ele trabalha atributos que muitas vezes não são atribuídos diretamente ao público feminino como força, independência, equilíbrio e outras características que são desenvolvidas;

Melhora no desempenho em corridas de longa e curta distância

Se você é uma grande fã do atletismo também pode usar o crossfit para melhorar os seus próprios recordes no esporte;

Mulheres de qualquer idade

Idosas, crianças e até grávidas pode praticar o crossfit, mas com ressalvas: é preciso passar por exames médicos antes de iniciar qualquer atividade de impacto. Além disso, as aulas devem ser sempre acompanhadas por profissionais da educação física aptos a orientar e conduzir os exercícios.

Outros exercícios benéficos para o corpo da mulherada

Além do crossfit, há outros exercícios benéficos para o corpo das mulheres. Se você tem interesse no assunto, acesse esta página e confira dicas de outras atividades físicas recomendadas para você, integrante do sexo feminino.

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