Por Pollyana Batista em 30/01/2018

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a SBD, o “cabelo exerce função social e de autoafirmação; determina estilos e moda, chegando a ser ícone de algumas gerações. Mas além da função estética, os cabelos são responsáveis pela proteção da pele contra a radiação solar, além de ajudar a diminuir o atrito com a pele, proteger orifícios e, em algumas áreas do corpo, têm função tátil, de percepção de sensibilidade”.

Por isso mesmo que os fios devem ser saudáveis e bem cuidados. O site da SBD explica que o cabelo é formado por células que produzem queratina, responsável pela força e resistência dos fios.

Pensando nisso, este artigo vai lhe ensinar como três substâncias: o óleo de coco, argan e rícino são benéficos para os cabelos. Confira.

Benefícios do óleo de coco para os cabelos

Além de excelente hidratante capilar, o óleo de coco fortalece a parte interna do fio

O óleo de coco pode ser utilizado puro, diretamente no cabelo (Foto: depositphotos)

Nada está tão na moda como o óleo de coco. Quando o assunto é aplicá-lo nos cabelos há uma certa polêmica, pois alguns dermatologistas desaconselham o uso do líquido puro nos fios. Porém o Dr. Rocha, que mantém um site na internet, é contrário e diz claramente: “a maioria dos dermatologistas dizem que o óleo de coco não deve ser usado puro no cabelo, mas isso é mito. O que há na verdade são os velhos interesses em promover produtos da indústria de cosméticos”.

O especialista ainda afirma que “o óleo de coco de boa qualidade pode ser utilizado puro sem problemas diretamente no cabelo, e não existem tipos específicos para o cabelo, qualquer um, puro, pode ser utilizado.

E além de ser um excelente hidratante capilar, o médico ressalta que suas propriedades fortalecem a parte interna do fio do cabelo. “Você pode utilizar cerca de três colheres (de sopa), aquecê-la no microondas ou colocar ele num recipiente quente e quando estiver morno aplicar nos cabelos e deixar em toca por, pelo menos, duas horas. Depois lave com um shampoo neutro para retirar o excesso”, ensina Dr. Rocha.

Veja também: Óleos exóticos para cuidar dos cabelos

Benefícios do óleo de argan no cabelo

O óleo de argan combate o frizz dos fios

Esse óleo ajuda a manter os cabelos sedosos (Foto: depositphotos)

As propriedades do óleo de argan também são aliadas incríveis para manter os cabelos sedosos. Quem ensina uma receita maravilhosa que leva o ingrediente é a dermatologista Juliana Carnevale.

Por meio do seu site na internet, ela fala que essa substância é indicada para o combate do frizz, que são fios porosos que surgem depois que o cabelo sofre “agressões externas, como água quente, calor dos secadores e chapinha. Ela é consequência de uma alteração na disposição das células da cutícula e, consequentemente, na estrutura dos fios”.

Por isso, a especialista dar o passo a passo para ter cabelos mais bonitos: “em caso de muito ressecamento, as máscaras podem ser usadas no lugar dos condicionadores convencionais. Exemplo de ativos hidratantes: Óleo de argan, D-pantenol, óleo de amêndoas doce, manteiga de karité”.

Veja também: Óleo de moringa: cabelos sem frizz e mais hidratados

Benefícios do óleo de rícino no cabelo

O óleo de rícino nutre o couro cabeludo e estimula o crescimento dos fios

Esse óleo é indicado para tratamento de calvície e caspa (Foto: depositphotos)

Esse é outro óleo que é excelente para hidratação dos fios. O blog da Youtuber Fernanda Caroline afirma que o óleo de rícino contém “ômega-6, que ajuda a nutrir o couro cabeludo e as raízes; vitamina E, minerais e proteínas para estimular o crescimento do cabelo; ingredientes que possuem propriedades anti-fúngica e anti-bacteriana; e ativos que estimula a circulação sanguínea e a atividade celular no couro cabeludo”.

A especialista em beleza capilar na internet explica que essa composição ajuda a fortalecer, combater a queda e quebra dos fios, estimular o crescimento, auxilia no tratamento da calvície, diminuir as caspas, selar as cutículas e ajuda a manter os fios hidratados.

Veja também: Alimentos podem provocar a oleosidade dos cabelos

Veja mais!