Por Priscila Melo em 18/10/2014

O chuchu, mesmo não sendo um dos queridinhos na cozinha, possui muitos benefícios. Quando preparado do jeito certo pode ficar muito saboroso. Mas o principal, que vai além do seu sabor é a importância do seu consumo. Você sabia que o chuchu pode ajudar a emagrecer, a prevenir o câncer e reduz colesterol? Seus benefícios vão além disso, continue lendo e descubra!

Benefícios do chuchu para a saúde

Foto: Reprodução

O chuchu

O chuchu é aquele legume que dizemos não possuir gosto de nada. Mas de acordo com a receita, ele pode ficar bem gostoso. Uma xícara de chuchu cozida fornece cerca de 38 calorias de energia. Ele é pobre em gordura saturada e não possui colesterol. Para quem quer emagrecer, ele é um ótimo aliado, pois é uma rica fonte de fibra dietética. Essa fibra ainda é útil no controle dos níveis de açúcar no sangue e também para manter o coração saudável, pois diminui os níveis de colesterol.

Propriedades do chuchu para as mulheres

O chuchu possui fibras e minerais, é também uma fonte de vitamina C, tiamina, riboflavina e piridoxina. Ele é pobre em sódio e rico em potássio, o que é ótimo, pois mantém os níveis normais da pressão arterial. Entre os minerais com o compõem temos: o cálcio, zinco, magnésio e fósforo. Contêm ainda alguns antioxidantes como flavonoides, polifenólicos, luteilina e apigenina.

Para que serve?

Entre os principais benefícios proporcionados pelo chuchu temos:

  • Para a pele – por conter folato fólico, vitamina C, vitamina E e zinco, deixa a pele lisa, sem falhas e saudável. Tem oxidantes que lutam contra os radicais livres, prevenindo o envelhecimento, o zinco controla a oleosidade da pele e outros componentes aumentam a elasticidade e firmeza.
  • Prevenção do câncer – devido aos antioxidantes na sua composição, o chuchu ajuda na prevenção dos danos causados às células pelos radicais livres nocivos, com isso pode inibir ou ajudar na prevenção do crescimento e desenvolvimento do câncer.
  • Para o coração – o chuchu ajuda na prevenção do acúmulo de homocisteína, aminoácido que pode causar AVC e doenças de coração. Reduz a pressão arterial e aumenta os níveis de colesterol bom, mantendo os batimentos normais do coração e previne a coagulação do sangue.
  • Previne a constipação – ele promove movimentos intestinais regulares, evita problemas digestivos como constipação e síndrome do intestino irritável.
  • Ajuda na redução de peso – possui baixo teor calórico, não tem colesterol ruim e nem gorduras saturadas. Pode ser o complemento perfeito para qualquer dieta para perda de peso.
  • Para anemia – o chuchu fornece uma quantidade suficiente de ferro e vitamina B2, que estimulam a produção de células vermelhas do sangue, aumentando os níveis de hemoglobina.
  • Melhora o sistema imunológico – por possuir zinco, ajuda a impulsionar o sistema imunológico a combater as doenças. A vitamina C também melhora a imunidade.
  • Para diabéticos – por possui baixo índice glicêmico, baixas calorias e ser rico em fibras alimentares, é ideal para pessoas que têm diabetes. Ele ajuda a retardar o processo de digestão, inibindo a absorção de açúcares.

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