Por Anna de Cássia em 08/11/2012

Os benefícios do alho vão bem mais além de um simples tempero de cozinha. Tudo bem que esta sua função é indispensável e que ele deixa um gosto bem mais saboroso nos alimentos, mas você sabia que o seu consumo também é importante para a saúde? E não é apenas a utilização do famoso chá de alho pra curar gripe não, ele tem funções bem mais importantes na medicina alternativa, como, por exemplo, prevenir câncer!

Alguns benefícios do alho para a nossa saúde

Benefícios do Alho

Foto: Reprodução

  • Ajuda a diminuir o colesterol ruim.
  • Previne e trata os sintomas de gripes, resfriados e outras enfermidades do sistema respiratório.
  • O alho estimula o crescimento de bactérias intestinais, o que acelera o metabolismo e acaba ajudando aqueles que sofrem de prisão de ventre.
  • Possui algumas propriedades antioxidantes, e por isto é ótimo para o combate aos radicais livres.
  • Consumir alho regularmente pode fazer com que nosso organismo absorva melhor o cálcio e o magnésio dos alimentos que comemos.
  • O consumo deste tempero também pode ajudar a prevenir câncer e doenças cardíacas.
  • Apresenta alguns efeitos anti-inflamatórios e antialérgicos.
  • Por ser diurético, ele combate a retenção de líquidos e elimina aquela sensação de inchaço que persegue a maioria das mulheres.
  • Ele ainda atua contra alguns vírus e bactérias.
  • Quando consumido cru, o alho pode ter o poder de eliminar algumas toxinas do nosso organismo.
  • O alho ainda pode ajudar a melhorar o nosso sistema imunológico.

O alho ajudando a emagrecer

O cheiro forte e característico deste tempero se dá graças à alicina, substância que está presente no seu óleo natural e que tem como principal função enviar mensagens ao cérebro que o faz entender que o organismo já está saciado. Isto acaba inibindo o apetite, fazendo a pessoa comer menos e, consequentemente, emagrecer. Além disso, o alho também acelera um pouco o ritmo do metabolismo, e isso acaba fazendo com que o organismo consuma mais energia, ou seja, consuma mais calorias.

Aprenda a fazer chá de alho

  1. Peque um dente de alho e o amasse.
  2. Coloque em uma chaleira com meia xícara de água e deixe ferver.
  3. Deixe o chá ferver por aproximadamente 3 minutos e então desligue.
  4. Espere esfriar e coe o chá.
  5. Beba todo o chá a cada 12h.
  6. Esta receita é muito boa para controlar pressão alta, mas basta só acrescentar algumas goras de mel ou limão que você terá um ótimo chá para a gripe – mas não tome com nenhum analgésico, pode fazer mal ao invés de bem.

Cuidado!

Alho em excesso pode causar gases. Pessoas com úlceras, gastrite ou outros problemas estomacais devem evitar o consumo de alho. Mulheres gestantes e em período de amamentação também.

Veja mais!