Por Nayla Georgia em 13/05/2013
Benefícios da romã curam dor de garganta e gripes

Foto: Reprodução

Não é somente durante o rito de passagem do Ano Novo que se deve comer a romã. De casca dura e sementes avermelhadas que parecem cápsulas, a romã é uma fruta rica em minerais, vitaminas (A, C e do complexo B) e fibras que ajudam a eliminar o LDL (mau colesterol). Esses componentes são encontrados na sua polpa, mas não é somente ela que é rica em nutrientes, pois a casca contém tanino, um composto anti-inflamatório. Sua casca não é comestível in natura, mas pode ser fervida na água e usada como gargarejo para curar dores de garganta. Essa fruta é também favorável à saúde por ser composta de ácidos graxos que barram as moléculas que danificam a estrutura da célula e beneficia o sistema cardiovascular.

A romã ajuda a emagrecer!

Quem está em busca de perder uns quilinhos de forma saudável pode contar com a romã. Ela é rica em polifenóis  substâncias que agem como supressores do apetite e aumentam a sensação de saciedade, dessa forma, o indivíduo comerá menos que o normal. Esse fato foi descoberto pelos estudantes da Queen Margaret University, em Edimburgo, que fizeram algumas pesquisas e testes, logo obtendo como resultado a redução do apetite.

Vale lembrar que 100 gramas da polpa da romã têm apenas 65 calorias! É um número equivalente a um copo de 100 ml de suco de laranja e contém menos valor energético que uma maçã, que chega a ter 80 calorias, aproximadamente. Não esqueça de que os efeitos do emagrecimento somente aparecerão se estiver em uma dieta balanceada e uma rotina de exercícios físicos. É preciso estar em dia com a alimentação saudável e a academia para os efeitos surtirem!

Alguns benefícios da romã

  • Previne o envelhecimento precoce da pele e também dos órgãos;
  • Reduz o colesterol ruim (LDL);
  • Previne diabetes;
  • Ajuda os usuários dessa fruta a curar viroses e gripes;
  • Turbina o sistema imunológico;
  • Previne casos de hipertensão e fibromialgia;
  • Trata dores de garganta, principalmente as causadas por inflamação;
  • Reduz a inflamação das células;
  • Etc.

Remédio caseiro para curar inflamações na garganta

Por ser uma ótima anti-inflamatória, a romã pode ser muito eficaz no tratamento das péssimas dores de garganta ocasionadas por inflamações. O chá da casca desta fruta possui propriedades antissépticas e anti-inflamatórias que combatem os micro-organismos causadores da inflamação. Aprenda como fazer esse chá para gargarejo:

Modo de preparo

Ferva 1 xícara de chá de água com 6g de cascas de romã por alguns minutos. Coe e deixe tampado até amornar.

Modo de usar

Faça, no mínimo, três gargarejos durante o dia para aliviar a garganta inflamada.

Armazenamento

Armazene a infusão na geladeira apenas por um dia, depois desse tempo o chá já terá oxidado e perdido grande parte de seus efeitos benéficos, portanto é melhor fazer outro.

Veja mais!