Por Nayla Georgia em 03/05/2012

Uma simples ida a pé até a padaria já é um exercício. A caminhada é praticada por todas as pessoas e nas mais diferentes situações. A técnica ajuda a retardar o envelhecimento, previne diabetes, problemas arteriais e ainda emagrece. Especialistas recomendam sempre a prática da caminhada, pois é o mais simples e barato exercício que há, sem mencionar que todas as idades têm possibilidade de fazer o exercício.

O sedentarismo é um inimigo para a saúde das pessoas e de acordo com a Academia Americana de Medicina Desportiva, a caminhada é a melhor atividade física a ser praticada. É um exercício muito fácil, de baixo custo, pode ser feito por qualquer idade e em qualquer lugar. É possível até mesmo caminhar em casa, basta possuir um aparelho de esteira. Para se vestir não precisa de um guarda-roupa de academia, simplesmente uma legging, uma camiseta e um bom tênis com amortecedor.

Em que a caminhada pode nos beneficiar?

Caminhada

Caminhar regularmente melhora sua noite de sono e lhe dá mais disposição para o dia a dia! | Imagem: Reprodução

  1. Combate à osteoporose: o impacto dos pés com o chão pode ser benéfico aos ossos. Esse estímulo facilita a absorção de cálcio, deixando o esqueleto mais resistente e com menos propensão a sofrer com a osteoporose.
  2. Melhora a circulação sanguínea: a caminhada faz com que as válvulas do coração trabalhem mais, o que melhora a circulação da hemoglobina e, logo, a oxigenação do corpo.
  3. Otimiza a eficiência do pulmão: a prática da caminhada ajuda a dilatar os brônquios e prevenir algumas inflamações nas vias aéreas, como a bronquite.
  4. Aumenta a sensação de bem estar e afasta a depressão: durante a caminhada, nosso corpo libera uma quantidade maior de endorfina, hormônio produzido pela hipófise, responsável pela sensação de relaxamento e alegria.
  5. Diminui a sonolência: caminhar durante o dia faz com que o corpo tenha um aumento na produção de substâncias estimulantes, como a adrenalina. Essa substância deixa o corpo mais disposto durante as horas que virão seguintes ao exercício. Esta prática ainda melhora a qualidade do sono à noite.
  6. Emagrece: uma caminhada de 30 minutos pode chegar a queimar de 500 a 1000 calorias. Fazendo o exercício uma prática contínua, é possível perceber em breve as mudanças no corpo.

Caminhada x Celulite

Os tão indesejados furinhos da celulite podem ser amenizados com a prática da caminhada! Já que a celulite é formada por alterações no tecido gorduroso sob a pele, a caminhada ajuda na queima desta gordura e ainda melhora a circulação.

Prevenindo a diabetes

Durante a caminhada, a insulina, substância responsável pela absorção de glicose pelas células, é produzida em maior quantidade. Quando esse açúcar está circulando livremente no sangue, há chances de causar diabetes. Uma caminhada diária de 30 minutos já põe o corpo em movimento, aumenta a produção de insulina e previne a diabetes.

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