Por Nayla Georgia em 10/05/2013
Beber líquidos durante as refeições engorda?

Esta é uma dúvida que muita gente tem. Alguns acham que é um mito, porém ao ler nosso artigo você verá que não é bem assim… | Foto: Reprodução

Muitas vezes ouvimos por aí que ingerir líquidos durante as refeições é nocivo à saúde e ainda engorda. Quanto à saúde, não é exatamente nocivo, mas não é ideal. Ao ingerir líquidos, como água, sucos e refrigerantes (os mais nocivos) com a refeição, as enzimas são diluídas e modificam o pH, fazendo com que a sua atividade de informar ao cérebro quando se está saciado seja comprometida. As pessoas que sentem a necessidade de comer e tomar líquidos ao mesmo tempo, geralmente, têm uma baixa ingestão de água ou outros líquidos ao longo do dia. Incluir bebidas nas refeições também pode ser característica de quem não mastiga corretamente, principalmente nesse presente apressado e com pouco tempo que vivemos.

Comer e beber ao mesmo tempo engorda sim!

Mulher com a barriga inchada

Este hábito de comer e beber dilata o estômago, além de potencializar nossa fome! | Foto: Reprodução

Quando comemos, às vezes, usamos os líquidos como auxiliares para a mastigação, fazendo com que os alimentos sejam diluídos. Dessa forma, o cérebro acaba não reconhecendo a quantidade de alimentos de entrou pela boca e as enzimas da saciedade são liberadas com atraso, só informando que já comeu o suficiente depois de ter se empanturrado. Além disso, o líquido misturado aos alimentos pode dilatar o estômago, provocando aquela sensação desconfortável de inchaço abdominal. Com o estômago dilatado, o cérebro interpreta que ainda há espaço vazio que precisa ser preenchido, o que faz a pessoa comer mais do que deveria até se sentir saciado. A consequência disso é o aumento de peso e da gordura abdominal. O correto a se fazer é mastigar bem os alimentos, pelo menos durante vinte segundos (tempo ideal para que os neurotransmissores levem a mensagem de quanto está sendo ingerido até o cérebro e a sensação de satisfação apareça mais rapidamente).

Dicas importantes para evitar os líquidos

  • Mastigue bem! A mastigação dos alimentos é muito importante e ajuda o efeito da sede passar, pois a saliva tem muitas enzimas que umedecem os alimentos;
  • Prefira os alimentos que têm molho ou caldo, assim molhará os alimentos e não ficará com a sensação de boca seca;
  • Não passe muito tempo sem beber água. Beber muita água ao longo do dia é preciso e também é uma forma de não sentir necessidade de estar tomando líquidos durante a refeição;
  • Evite grandes quantidades de sal, pois o iodo aumenta a sede e causa retenção de líquidos;
  • Se não conseguir deixar os líquidos de uma vez, coloque apenas um copo pequeno de suco ou água. Primeiro coma todo o prato e só depois tome, em pequenos e lentos goles, o líquido. Com o tempo, vá se acostumando a só tomar líquidos com 30 minutos ou mais depois das refeições, que é o tempo necessário para fazer a digestão;
  • Troque as carnes assadas por carnes ensopadas e deixe o arroz mais pastoso, dessa forma a comida ficará mais molhadinha e não haverá necessidade de beber líquidos.

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