Por Nayla Georgia em 29/04/2013
Batom lápis dá acabamento perfeito e é super prático

Modelo Make B. O Boticário | Foto: Reprodução

As últimas novidades de beleza para o Inverno estão fazendo alguns laços com tendências passadas. Esse é o caso do batom lápis, que já fez parte da nécessaire de muitas mulheres há anos atrás. Esse cosmético deixa o acabamento mais bem-feito e, por ser mais consistente que os batons em bastão, fixam por mais tempo nos lábios. Além disso, é bem mais fácil de carregar na bolsa, por ser fininho e tomar pouco espaço. No Inverno, as cores que se destacarão são os tons de vinho e o nude, já para a Primaveira/Verão os rosas e corais entram em alta.

As vantagens do batom lápis

  • Cabe nas menores bolsas e até no bolso!
  • Tem melhor fixação e dura por mais tempo nos lábios.
  • O contorno dos lábios fica mais desenhado e dá a impressão de uma boca mais carnuda.
  • Para as mulheres mais maduras é essencial, pois disfarça as rugas no contorno da boca.
  • Os tons ficam mais fortes e marcantes do que o batom em bastão.
Blake Lively usando batom lápis

Foto: Reprodução

Na imagem, Blake Lively aparece com um batom bem marcado e desenhado. A tonalidade neon do rosa só é conseguida perfeitamente com o batom lápis. Isso acontece por ter uma consistência mais intensa e permitir a cor mais forte nos lábios, diferente dos outros tipos de batom.

O batom através da História

Batom, do francês “bâton” é um cosmético usado para colorir os lábios das mulheres há muito tempo. A prática de colorir essa região começou nos tempos antigos com as prostitutas da época, deixando evidente quem elas eram com a cor rubra nos lábios. Por muito tempo esse objeto ficou sendo considerado como um instrumento de poder e manipulação feminina. Na Grécia do século II, havia uma lei que impedia as mulheres de usar o batom antes de se casarem. No século IV, somente as mulheres de classe nobre na Espanha poderiam fazer uso do acessório de beleza. Muitos anos depois, no ano de 1921, o batom ganhou o formato em bastão e começou a ser comercializado em Paris. Com o tempo, o cosmético ganhou o mundo e até hoje faz grande sucesso entre as mulheres.

No Brasil, mais precisamente na década de 1930, o batom era usado para a sedução nos cabarés da alta sociedade. Por muito tempo ficou conhecido que uma moça era virgem pela cor de batom que usava nos lábios, os tons mais claros e meigos.

Veja mais!