Por Priscila Melo em 25/09/2014

A batata doce é um alimento rico em carboidratos e que possui inúmeras funções e benefícios, principalmente para quem gosta de praticar musculação. É um dos alimentos mais utilizados pelos esportistas de diversas modalidades, pois é uma fonte de energia que se tornou muito popular. Conheça um pouco mais sobre esse alimento e seus benefícios.

Batata doce e malhação - O casal perfeito!

Foto: Reprodução

A batata doce

A batata doce nasce como raiz de uma planta, porém, diferente da batata comum, ela tem uma firmeza maior e ainda é doce. Isso faz com que, ao ser incluída na dieta, a alimentação se torne ainda mais saborosa. Você sabia que existem quatro tipos de batata doce? Tem a branca, que é um pouco mais seca, a amarela que possui um sabor doce maior, a roxa, que é a mais conhecida além de ser a preferida e também mais saborosa e por fim, a avermelhada, que também é saborosa, mas que não chega a ser melhor que a roxa.

Fonte de carboidratos

Muito conhecida por ser uma fonte de carboidratos, também é considerada uma fonte energética. O consumo de 100 gramas da batata doce crua fornece cerca de 28 gramas de carboidrato, quando cozida essa quantidade diminui, porém se for assada essa quantidade de carboidrato fica quase intacta. Então, fica a dica: prefira a batata doce assada!

Os carboidratos da batata doce são de baixo índice glicêmico, o que faz com que ela forneça energia gradual na corrente sanguínea e para as células. Com isso é possível controlar o peso, o acúmulo de gordura no corpo é reduzido, as chances de hiperinsulimias diminui, a sensação de saciedade é maior, entre outros pontos mais.

Outros benefícios

Além dos benefícios proporcionados pelos carboidratos, a batata doce possui outros componentes que são muito importantes, como a vitamina A, muito importante para a visão e saúde da pele, o cálcio, um mineral que participa de várias reações metabólicas, relacionadas desde à saúde óssea ao balanço hidroeletroídrico, a vitamina C, que é antioxidante e um nutriente fundamental na síntese de colágeno, o fósforo e o potássio que são associados à saúde dos ossos e o fósforo ainda à processos neurológicos, melhorando a concentração.

Quando falamos dos micronutrientes, a presença das vitaminas do complexo B recebem destaque, pois além de estarem presentes em abundância nesse alimento, são fundamentais em vários processos metabólicos. E isso faz com que o corpo fique em um estado anabólico muito eficaz.

Para deixar esse alimento ainda mais completo, além dos micronutrientes, a batata doce é rica em fibras solúveis e insolúveis, isso proporciona ainda mais benefícios no seu consumo, como: o aumento na saciedade, no controle da glicemia pós-prandial, melhora o fluxo e a saúde intestinal, o controle de colesterol e outros.

A batata doce e a malhação

Esta é a parceira ideal para quem gosta de malhar ou fazer qualquer tipo de atividade física. Devido aos esforços que as pessoas que praticam esportes, o corpo acaba sofrendo um desgaste maior e também um aumento nos níveis de oxidação. Com os agentes antioxidantes presentes na batata doce os impactos diminuem significativamente, fazendo com que a recuperação seja mais rápida e a síntese anabólica seja aumentada, diminuindo também os possíveis problemas de saúde.

Consumindo a batata doce

Existem várias formas de consumir a batata doce, de acordo com a região e com o gosto as formas de preparo variam bastante, podendo ser cozida ou assada. Também são feitos purês, massas de pão, tortas, suflês, saladas, doces e outros.

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