Por Marianna Feiteiro em 24/12/2013

Práticas e saborosas, as barras de ceral são as opções de muitas pessoas que não têm tempo para tomar um café da manhã apropriado ou para enganar a fome entre uma refeição e outra. Em dicas de dieta pela internet afora e também na televisão, especialistas dizem que esse tipo de alimento é aliado do emagrecimento. Mas será que esses produtos são realmente saudáveis?

Barras de cereal são saudáveis?

Foto: Reprodução

Tudo depende da forma como as barrinhas são consumidas. Em alguns casos, esse tipo de snack é, sim, uma excelente opção. Porém, é preciso analisar algumas variantes:

Poucos nutrientes

Se a barra de cereal for ingerida em substituição a uma refeição principal, como o café da manhã, ela se torna uma opção não saudável. Isso porque o produto não oferece qualidade nutritiva suficiente para alimentar o corpo da maneira necessária. O café da manhã é tido como a principal refeição do dia porque é o momento em que oferecemos alimento para o nosso organismo depois de cerca de 8 horas em jejum.

O melhor momento para consumir barras de cereais é no meio da manhã ou da tarde, nos chamados lanches intermediários. Eles são importantes para manter o nível de glicose no sangue estável e evitar que se sinta fome entre as refeições.

Um café da manhã completo deve conter laticínios, carboidratos e frutas

Foto: Reprodução

Calorias

Basicamente, as barrinhas de cereais são fonte de açúcar e gordura, além de fibras. Se consumidas em excesso, elas se tornam calóricas e sabotam qualquer dieta. Se você optar por este alimento no lanche da tarde, consuma apenas uma unidade.

Se consumidas em excesso, podem sabotar a dieta

Foto: Reprodução

Composição nutricional

A composição de uma marca para outra varia muito. Algumas são ricas em fibras e ajudam a regular o intestino, enquanto outras são energéticas, ideais para serem consumidas antes da atividade física para estimular o desempenho do corpo. É importante ficar atento a este tipo de informação e escolher o produto que melhor se adapta às suas necessidades energéticas. Existem, inclusive, versões light para quem está de dieta.

Fique atenta às informações nutricionais

Foto: Reprodução

Conservantes

Outro ponto negativo das barras de cereais é que, como qualquer produto industrializado, elas são ricas em conservantes, o que nunca é benéfico para a saúde. Frutas, iogurte natural ou mesmo uma fatia de queijo são opções de snacks mais saudáveis, pois são naturais. Outra alternativa são as barrinhas de cereais caseiras. Se possível, evite a versão encontrada no mercado.

Barra de cereal caseira é uma opção mais saudável

Foto: Reprodução

Por outro lado

Apesar de todas as ressalvas, é importante destacar que as barras de cereal têm seu mérito. Elas podem ser carregadas a qualquer lugar, dentro da bolsa ou do carro, ou deixadas na gaveta do escritório para momentos de fome e longos períodos em jejum. Por ser rica em fibras e “borrachuda”, é preciso mastigá-la muitas vezes para ingeri-la, o que ajuda a saciar a sensação de fome. Além disso, para quem é formiguinha, ela é um alimento pouco calórico (se consumido com moderação) que ajuda a matar a vontade de comer doce.

Veja mais!