Por Ana Ligia em 29/08/2017

Não é mais novidade para ninguém que o óleo de coco é o grande segredo de cabelos hidratados, pele macia e um forte aliado de uma alimentação mais leve e saudável.

Mas talvez o que você não saiba é que ele também pode ser o melhor amigo de gestantes que querem se livrar das temidas estrias e deixar a barriga lisinha.

Foi o óleo de coco o grande responsável por “salvar” a barriga da atriz e modelo Karina Bacchi. A recém mamãe contou com o uso do ingrediente na gestação de Enrico para manter sua barriga lisinha e sem estrias.

Mas não se preocupe tanto com elas; o surgimento de estrias durante a gravidez é algo extremamente comum.

As chamadas “striae gravidarum” podem aparecer em 70 a 90% das gestantes, principalmente durante o terceiro trimestre da gravidez.

O que são e como se formam as estrias

“As estrias são fissuras ou lesões na pele ocasionadas quando algumas regiões do corpo sofrem um crescimento rápido, rompendo as fibras de colágeno  e elastina. Podem aparecer em qualquer parte do corpo, nas mulheres costumam aparecer nas nádegas e nas coxas, que são áreas que sofrem aumento de volume muito rápido e na barriga, principalmente nas fases gestacionais. O uso de óleos vegetais tópicos na pele para a prevenção são muito eficientes. O óleo de coco colabora muito, pois é bem emoliente e com alto poder de umectação. Além disso, o óleo de coco tem baixo peso molecular, favorecendo assim sua permeabilidade na pele”, revela o biólogo e especialista em cosmetologia, Márcio Accordi.

Mas apesar de ser algo normal de surgir, as estrias na gravidez podem ser evitadas e controladas. Saiba como usar o óleo de coco durante a gestação e evita o surgimento das estrias.

Foto: Reprodução/ Instagram

Benefícios do óleo de coco para combater estrias

Hidratar o corpo com o óleo de coco é um procedimento bastante simples de ser feito. “Coloque o óleo na mão, faça um “esfregaço” e aplique no corpo, de preferência de forma não tão suave, mas com umas batidinhas. A pele vai ficar muito bem hidratada e prevenida do aparecimento das tão indesejadas estrias”, recomenda o especialista.

A dermatologista Daniela Bellucci diz que o controle do peso é a forma mais eficiente de evitar estrias, além de procurar manter sempre a pele hidratada.

“Durante a gravidez, é comum o aparecimento de estrias, em virtude do ganho de peso. Nesse período, é muito importante manter a hidratação da pele, que pode ser feita com cremes e óleos, inclusive o de coco, já que esse cuidado ajuda na manutenção da qualidade da pele”, revela.

Karina compartilhou a experiência de usar óleo de coco durante a gestação com seus seguidores do Instagram e já garante que vai continuar utilizando do produto mesmo depois do nascimento de Enrico.

“Passei a dica pra vocês do que usei para hidratar a pele e prevenir estrias: óleo de coco (…) vou continuar usando na pele após o parto e na alimentação como já fazia antes. 100 % natural e saudável”, comentou.

A musa fitness também revelou que adora o cheiro natural que o óleo de coco possui e se encanta com a facilidade e acessibilidade de encontrar e usar o produto.

Para conseguir usufruir melhor dos benefícios trazidos pelo óleo de coco é necessário que ele seja um produto 100% natural, extraído a frio da polpa do fruto, com a acidez inferior a 0,3% e livre de qualquer tipo de conservante.

Veja mais!