Publicado por Daiane Silva

A barriga saliente é um dos terrores  das mulheres e, mesmo quando se está em forma, sem sobrepeso, a barriga pode ficar intumescida ou levemente inchada, por dias até. Saiba o porquê disto e o que é possível fazer para evitar essa desagradável  protuberância, nem um pouco bem-vinda, ainda mais com a chegada do verão!

O que pode causar inchaço na barriga?

Descartando-se qualquer problema orgânico mais sério, existem fatores corriqueiros que podem contribuir para um aumento considerável de volume no abdômen. Por exemplo, o mau funcionamento do intestino é um dos mais comuns, já que muitas mulheres sofrem com prisão de ventre, durante o período menstrual também, por causa da retenção de líquidos. Alguns maus hábitos fazem com nossa barriga se saliente.

Barriga Inchada

Veja algumas dicas que podem ajudar a reduzir o inchaço

  • ÁGUA: beber água em abundância durante o dia, hidrata o corpo e faz com que o organismo trabalhe com perfeição, além disso, evita a retenção de líquidos, o que é também uma causa de inchaço. Mas atenção: não beba água durante as refeições, o ideal é que se beba meia hora depois e, se não tiver como evitar, beba apenas um copo.
  • ALIMENTOS QUE FERMENTAM DEMAIS: existem alguns alimentos que tendem a fermentar e causar gases, o que deixa a barriga inchada. Evite comer seguidamente esses alimentos ou misturar mais de um deles numa mesma refeição: feijão, ervilhas, batata doce, repolho, além de derivados de leite, como queijo.
  • DRENAGEM LINFÁTICA: a massagem especial, empurra as toxinas e o excesso de líquidos em direção para serem eliminados pelos gânglios linfáticos. Pode ser feita uma ou duas vezes por semana por profissional treinado.
  • Exercícios FísicosCHÁ DE HIBISCO:  esse chá é um grande aliado na perda de peso e redução de líquidos no corpo, pois a infusão feita com suas flores e botões, regulariza o funcionamento do intestino, estimula a queima de gordura corporal e auxilia a digestão.
  • EXERCÍCIOS FÍSICOS: auxiliam contra o inchaço já que estimulam a circulação, evitando a formação de edemas, fazem bem ao corpo e à mente de modo geral. Se você não for adepta de academias, procure mudar hábitos como trocar o elevador pela escada ou praticar uma atividade física que lhe dê prazer e se encaixe em sua rotina, como uma caminhada de meia hora.
  • SAL­: o sal é considerado um vilão para nossa saúde devido aos nossos exageros ao temperar a comida e ainda consumo de alimentos industrializados, riquíssimos em sódio. Assim, o sal em excesso retem líquidos e provoca inchaço. Dê preferência aos alimentos mais naturais e, para temperar, opte por ervas frescas, limão, etc. Assim, o uso do sal será reduzido e você estará livre do inchaço!
  • CHÁ AMARELO: é um parente próximo do chá verde, mas a plantinha tem maior concentração de ácido gálico, que facilita a perda de peso e ajuda a desinchar. Esse chá amarelo contém 3 vezes mais ácido gálico do que o chá verde e 8 vezes mais do que o chá branco.
  • ALONGAMENTO: a necessidade de passar horas a fio sentada, prejudica a circulação e faz com que o inchaço se instale. O ideal é que façamos pequenas pausas para levantar e alongar um pouco os músculos, ir até o banheiro ou o bebedouro, por exemplo.

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