Por Priscila Melo em 05/05/2015

Os cabelos cacheados possuem um toque especial, dão um charme a mais e são a preferência de muitos homens. Mas esse tipo de cabelo precisa de cuidados especiais. Você sabia que as ondulações ou espirais fazem com que o fio vá perdendo a sua hidratação e que é por isso que os cabelos cacheados geralmente têm mais frizz do que os lisos? E foi pensando em você que tem os cabelos cacheados que elaboramos esse artigo, com dicas de cuidados que farão toda diferença nos seus fios.

O corte ideal

Há pessoas que afirmam que o segredo do corte para cabelos cacheados é o corte a seco. Isso acontece porque quando os cabelos estão molhados, os cachos escorrem e isso dificulta a visualização do resultado do corte. O ideal é investir no comprimento médio, pois ele garante leveza e não deixa o cabelo com muito volume. É bom evitar as franjas, pois a textura não combina com fios curtos. Outra dica é aparar os cabelos a cada 6 ou 8 semanas.

A hidratação

A hidratação é essencial para quem tem cabelo cacheado, usar um shampoo sem ativos de limpeza profunda vai evitar o ressecamento dos fios. O condicionador deve ser usado em todo comprimento e o cabelo deve ser lavado um dia sim, outro não. Deste modo, a hidratação natural do couro cabeludo se espalha pelo fio.

O tratamento

Além da hidratação, é importante tratar do cabelo diariamente, o leave-in deve ser o melhor amigo das encaracoladas. Ele ajuda a desembaraçar os fios, ajuda a controlar o frizz e cria uma película protetora em todos os fios. O melhor são os óleos naturais como o de argan. Hidrate os fios uma vez por semana e lembre de lavá-los em dias intercalados.

O tipo de cacho

Assumidas - Cuidados com os cabelos cacheados

Foto: Reprodução

Existem diversos tipos de cachos e de texturas e é preciso saber qual é o seu, pois de acordo com isso as técnicas e cuidados serão mais específicas. Entre as principais classificações temos: os ondulados, os cacheados e os encaracolados.

Troque a toalha

Uma dica bem interessante é trocar a toalha por uma camiseta de algodão. Na hora de secar os fios, deixe de lado sua toalha e dê preferência a uma camiseta, ela vai reduzir o frizz e a quebra de fios após a lavagem.

A quantidade certa faz toda diferença

Para os cabelos cacheados, não importa muito qual o produto ou marca usada, mas sim a quantidade que você irá usar. Geralmente usamos uma quantidade maior do que a necessária na hora de colocar os produtos em nossos cabelos. Normalmente o shampoo deve ocupar o espaço de uma moeda de 1 real na palma da mão, o condicionador deve ser uma moeda de 50 centavos e o leave-in uma de 10 centavos.

Use a linha completa

Assumidas - Cuidados com os cabelos cacheados

Foto: Reprodução

Outra dica importante é usar os produtos de uma única linha juntos. Isso acontece porque esses produtos são feitos para funcionar melhor juntos, dando um resultado mais satisfatório.

O selador de cutículas

Os cremes ou fluidos anti-frizz selam as cutículas de cada fio de uma forma que a umidade não entra. Agora lembre-se de aplicar uma pequena quantidade, pois se for em excesso o cabelo pode ficar muito pesado ou oleoso.

A co-lavagem

A co-lavagem é muito indicada para cabelos cacheados. A co-lavagem é a abreviação de “lavagem condicionador”, nela você não usa o shampoo, apenas o condicionador.

Veja mais!