Por Débora Silva em 11/11/2015

“Tudo que é bom engorda.” Será mesmo? A gastronomia funcional conseguiu transformar o brigadeiro, o mais brasileiro dos doces, em uma delícia sem excessos de calorias, gorduras e açúcar.

Brigadeiro de biomassa de banana verde

A chef curitibana Iracema Bertoco, professora dos cursos de gastronomia do Centro Europeu, conseguiu desenvolver uma versão funcional do brigadeiro após realizar vários testes. De acordo com a chef, o resultado surpreendente do doce saudável conquista os mais apaixonados pela delícia original.

A receita de Bertoco tem rendimento de 40 unidades com apenas 40 calorias por porção. Confira a receita a seguir:

Biomassa de banana verde

Ingredientes:

– 4 bananas bem verdes de qualquer variedade;
– Água

Modo de preparo:

Lave bem as bananas, utilizando esponja e detergente, e corte as pontas sem deixar aparecer a polpa. Em seguida, leve em uma panela de pressão com água fervente (o suficiente para cobrir as bananas). Conte 10 minutos a partir do início da pressão da panela. Deixe o ar sair e a panela perder a pressão sozinha. Depois, separe as cascas das polpas e leve apenas as polpas bem quentes para processar, até que forme uma massa homogênea.

Aprenda receitas de brigadeiros que não engordam

Foto: Reprodução/ internet

Brigadeiro de biomassa de banana verde

Ingredientes:

– 1 receita de leite condensado light caseiro;
– 100g de biomassa de banana verde;
– 80g de cacau em pó;
– 100g de chocolate diet picado;
– 150g de chocolate diet ralado (para usar no lugar do granulado)

Modo de preparo:

Coloque os quatro primeiros ingredientes em uma panela e leve ao fogo brando, mexendo sempre até atingir o ponto de brigadeiro. Deixe esfriar, enrole e passe no chocolate diet ralado.

Receita do leite condensado light caseiro

Ingredientes:

– 400g de leite em pó desnatado;
– 150 ml de água fervente;
– 10g de sucralose;
– 60g de manteiga

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador e reserve.

Outras receitas

Brigadeiro com falso leite condensado

Misture seis colheres de leite em pó desnatado com uma colher de adoçante culinário e uma colher (rasa) de cacau em pó. Acrescente água fervente aos poucos e vá mexendo até que a mistura fique bem cremosa.

Brigadeiro maromba

No liquidificador, bata 200 ml de leite desnatado com duas colheres de cacau em pó, três colheres de coco ralado sem açúcar, três doses de Whey Protein sabor chocolate e uma colher de aveia. Deixe gelar.

Brigadeiro de banana

Amasse uma banana e leve ao micro-ondas por um minuto. Misture duas colheres de leite em pó desnatado e uma colher de cacau em pó.

Veja mais!