Por Débora Silva em 28/04/2016

Os exercícios com elástico são muito práticos, já que o acessório é fácil de ser transportado e pode ser levado para qualquer lugar.

Malhar com elástico é ideal para quem não tem tempo de ir à academia ou prefere fazer exercícios em casa.

Conhecendo os tipos e modos de como praticar cada atividade física com elástico, você consegue treinar facilmente sem sair de casa. Basta apenas ter foco, equilíbrio e, claro, uma alimentação balanceada.

Imagem de mulher fazendo exercício com elástico

Foto: Depositphotos

Exercícios com elástico para braços

Treinar com elástico pode aumentar a resistência física em 30% e fortalecer braços, pernas e bumbum. Confira a seguir os movimentos para tonificar os braços com o uso do acessório:

1) Sentada no chão, mantenha a coluna reta e as pernas estendidas à frente. Passe o elástico sob os pés, cruze o acessório na altura dos joelhos e segure uma ponta em cada mão. Mantenha os braços paralelos ao chão e os punhos voltados para dentro.

Contraia o abdome e, sem abrir os cotovelos, flexione-os para trás, aproximando as mãos da cintura. Volte lentamente à posição inicial.

Faça três séries de 15 repetições deste exercício.

2) Em pé, mantenha os joelhos semiflexionados e os pés paralelos, apoiados na parte central do elástico. Segure uma ponta do acessório em cada mão, com os cotovelos próximos à cintura e os punhos firmes, voltados para cima.

Contraia o abdome e estique o elástico, levando-o até os ombros. Volte à posição inicial lentamente. Faça três séries de 15 repetições deste exercício.

Para bumbum

1) Deite sobre o lado direito do corpo, com a cabeça apoiada no braço e pernas estendidas. Passe o elástico no pé direito e encaixe as argolas das pontas no pé esquerdo.

Contraia o abdome e eleve a perna esquerda até esticar o elástico. Volte lentamente à posição inicial. Faça três séries de 15 repetições de cada lado.

2) Apoie os antebraços e joelhos no chão, prenda a parte de plástico do elástico embaixo do pé esquerdo e segure a outra ponta na mão direita. Contraia o abdome e, mantendo as costas alinhadas, estique a perna para trás e para o alto. Faça três séries de 15 repetições.

Para as pernas

Deite de costas, com os braços estendidos ao longo do corpo, pernas elevadas e semiflexionadas. Passe o elástico pelas costas, na altura do peito, cruze o encaixe as argolas em cada pé.

Contraia o abdome, estenda os joelhos e volte à posição inicial. Faça três séries de 25 repetições do exercício.

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