Por Ana Ligia em 15/07/2016

É raro achar alguma garota que nunca sonhou em ter, pelo menos, uma mechinha do cabelo colorido, quando não, ele por completo, seja rosa, azul, laranja, verde ou até mesmo todas essas cores juntas. Manter um cabelo com as cores do arco-íris não exige somente muita personalidade, mas também diversos cuidados para que suas madeixas não saiam tão danificadas ou com uma coloração diferente do que você imaginava.

Na hora de pintar

O ideal é descolorir o cabelo antes de começar o processo. Geralmente as tintas coloridas não possuem descolorantes como ingrediente. Quanto mais escuro for o cabelo, menos a tinta atingirá a cor prometida.

Mas mesmo que seu cabelo seja mais claro, o processo de descolorir ajuda que a cor desejada seja alcançada de forma mais eficaz.

O mais ideal é procurar a ajuda de um profissional, caso você não tenha experiência. Mas caso prefira pintar em casa, os cuidados serão redobrados. Para não manchar sua pele, uso cremes consistentes ou vaselina. Na hora de aplicar a tinta use sempre roupas velhas e luvas.

Na hora de retirar a tinta use um shampoo (procure um que ajuda a manter as cores dos fios) e o condicionador e creme de tratamento que ajudam a recompor os cabelos, já que o processo de descoloração danifica as madeixas.

Aprenda incríveis dicas para deixar o cabelo colorido corretamente

Foto: Depositphotos

Cuidados com cabelos coloridos

Hidratar é a chave do segredo que todo cabelo saudável. Faça isso sempre que puder. É aconselhável também que pelo menos mensalmente você faça hidratações mais profundas no salão de beleza.

Sempre escolha produtos para cabelos frágeis e quebradiços. Geralmente os específicos para cabelos coloridos ajudam a manter a cor deles, mas cuidam e hidratam muito pouco.

O sal é um grande inimigo dos cabelos coloridos. Evite ir com frequência ao mar e escolha shampoos que não possuem a substância.

Evite ao máximo chapinha, baby liss e secadores. Devido a descoloração e tinturas, seu fio já está mais frágil. Mas se fugir dessas quenturas é algo impossível para você, opte sempre em usar protetores térmicos antes do processo.

Retoque

O retoque varia muito com cada cor. Alguns pigmentos costumam desbotar mais rápido que outros, mas o mais indicado é um retoque quinzenal, já que o shampoo faz com que a tinta colorida caia mais rápido (por isso, evite lavá-lo com tanta frequência).

Veja mais!