Por Marianna Feiteiro em 21/11/2013

Quer dar um up no visual do dia a dia em poucos minutos e sem ter trabalho? Os lenços são perfeitos para isso. Descolado, o acessório tem tudo a ver com o verão, que pede produções leves e divertidas, e, ainda por cima, alivia o calor causado pelos cabelos sobre o rosto e pescoço.

Como usar lenço na cabeça

Foto: Reprodução

Celebridades como Katy Perry, Taylor Swift e a estilosíssima Ashley Olsen, entre muitas outras, são adeptas dos penteados com lenços, que podem ser feitos das mais variadas formas.

Os lenços coloridos e estampados dão um ar jovial ao look. Já os preto e branco ou de cores sóbrias vão mais para o lado fashionista. No entanto, o que determina mesmo o tom da produção é o estilo da amarração e sua composição com o cabelo.

O coque alto finalizado com um lenço fino preso com lacinho garante um visual pin-up, que é uma tendência mega sensual, ideal para quem faz a linha menininha sexy. Já os fios soltos presos com a clássica faixa no topo da cabeça, que ainda deixa uma sobra de tecido acompanhando o comprimento do cabelo, é totalmente boho e, dependendo do look, fica até hippie.

Existem mil e uma variações possíveis com os lenços. Aprenda algumas a seguir:

Lateral

Lenço com nó lateral

Foto: Reprodução

Você pode fazer este penteado tanto no estilo bandana (cigana) como no estilo faixa. Para o primeiro, dobre um lenço quadrado ao meio, formando um triangulo. Posicione-o no topo da cabeça, com a ponta para trás, e fixe-o com a ajuda de grampos. Una as duas pontas na lateral, próximo à orelha, passando, e dê um nó. Fixe com mais grampos. Para o segundo estilo, é só fazer o mesmo, porém com o lenço dobrado diversas vezes até formar uma faixa.

Pin-up

Lenço no estilo pin-up

Foto: Reprodução

O visual pode ficar mais despojado ou mais arrumadinho dependendo de como você arruma o cabelo. Para a primeira opção, faça um coque bem bagunçado, com os fios podrinhos, ou então um rabo de cavalo no mesmo estilo. Para o segundo, faça um coque elaborado, prendendo bem os fios e, de preferência, usando um bump para dar volume. Deixe a franja ou algumas madeixas frontais soltas.

Dobre o lenço até obter uma faixa de espessura média a fina. Envolva o cabelo começando da nuca até o topo da cabeça. Faça um nozinho, deixando as pontas aparentes. Se desejar, escorre um pouco a faixa para que o laço fique lateralizado. Fixe o lenço com grampos.

Faixa

Lenço no estilo faixa de cabelo

Foto: Reprodução

Este é bem simples. Você pode dobrar o lenço até obter uma faixa longa ou então usar um modelo retangular, ajustando-o depois de amarrá-lo na cabeça. O jeito mais fácil é fazer um rabo de cavalo e passar o lenço em volta da cabeça, começando do topo e indo até a nuca. Faça o nó, solte o rabo e fixe a faixa com grampos. Deixe o restante do tecido solto, acompanhando o comprimento dos fios.

Veja mais!