Por Natália Petrin em 09/07/2014

A palavra óleo normalmente nos causa calafrios, não é mesmo? Por isso, a equipe do Garota Beleza desenvolveu esse texto para você perder o medo e aprender a usar os óleos na pele. Isso mesmo, você não leu errado. Mas primeiro de falar sobre os óleos e seus benefícios, você sabe o que eles são?

Aprenda como usar os óleos essenciais para a pele

Foto: Reprodução

O que são os óleos essenciais?

Óleos essenciais são substâncias extraídas das plantas e consideradas sua essência. Um pouco poético, não acham? Essa essência possui pouca ou quase nada de substância oleosa, mas traz consigo os benefícios das plantas e seu aroma.

Como usar?

Existem muitas formas de usar os óleos essenciais em seu favor. Abaixo, confira algumas delas, que podem ser usadas na pele, e aproveite para começar a usá-los.

  • Compressa: a compressa pode ser fria quando a ideia é aliviar inchaço, inflamação, febre, dor de cabeça, queimadura e picadas de insetos. As compressas mornas são usadas para tratar pele seca ou oleosa, inflamada e irritada. Já as compressas quentes, são usadas para aliviar dores e câimbras musculares, cólicas menstruais, estomacais e dor de ouvido. Para isso, use 5 gotas em meio litro de água, molhe o tecido e aplique.
  • Massagem: as massagens servem para liberar a musculatura e desintoxicar o corpo, além dos benefícios peculiares de cada um dos óleos. Use 40 gotas em 100ml de óleo vegetal de abacate, amêndoas, avelã, jojoba, macadâmia, semente de uva ou girassol.

Os melhores óleos para tratamento de pele

Quem é que não gosta de massagem ou ainda de ficar com a pele macia e cheirosa, não é mesmo? Mas para isso, é importante saber quais os tipos de óleos são usados para cada tipo de pele. Confira abaixo quais óleos são bons para a pele e conheça seus benefícios:

Alecrim

O óleo de alecrim é usado no combate à obesidade e à celulite. Além disso, é excelente para tratamento do couro cabeludo, sendo eficaz no incentivo ao crescimento dos cabelos.

Camomila

O óleo essencial de camomila é indicado para alívio de dores musculares e diversos problemas de pele. É usado no tratamento de acne, eczema, erupções cutâneas, feridas, pele seca, dermatites e reações alérgicas em geral, pois tem ação calmante e anti-inflamatória.

Eucalipto

Muito usado para tratamento de queimaduras, feridas, bolhas, picadas de insetos e infecções cutâneas, o óleo de eucalipto é perfeito para aqueles que possuem pele oleosa.

Lavanda

Óleo essencial de lavanda

Foto: Reprodução

Com ação antisséptica e cicatrizante, o óleo de lavanda pode ser usado como forma de tratamento de quaisquer inflamações de pele, assim como feridas e queimaduras.

Rosa

O óleo de rosa tem efeito calmante e hidratante. Promove hidratação profunda da pele e pode ser usado no tratamento e prevenção de estrias.

Sândalo

Indicado para o processo curativo de peles sensíveis, secas ou oleosas, pode ainda ser usado para tratamento e minimização de cicatrizes, estrias e varizes.

Veja mais!