Por Katharyne Bezerra em 01/02/2017

As músicas são trilhas sonoras para diversos momentos da vida, seja uma situação alegre ou triste. Também podem ajudar a relaxar, a animar ocasiões ou até mesmo provocar emoções das mais diferenciadas. Mas, o que pouca gente sabe é que as canções também podem melhorar o desempenho dos profissionais dentro do ambiente de trabalho.

De acordo com a especialista do Bananas Music Branding – empresa que oferece serviços de posicionamento de marca por meio da música, Juli Baldi, o cérebro libera dopamina quando escuta uma música.

Em outras palavras, o órgão libera o neurotransmissor responsável pela sensação de prazer, o que favorece a performance no trabalho. Contudo, para que se tenha mais eficácia nestes resultados é preciso adaptar as canções para cada atuação profissional.

Qual música ouvir enquanto trabalha?

Aprenda como ter um bom desempenho no trabalho ouvindo música

Foto: depositphotos

Segundo Baldi, existe um tipo de música para cada atividade desempenhada dentro do trabalho. E, caso sejam colocadas de forma aleatória, podem acabar prejudicando a concentração e o esforço do funcionário. Por estas razões, é ideal se manter por dentro de como nosso cérebro funciona quando duas informações estão sendo assimiladas por ele.

Para facilitar a vida dos profissionais, a especialista preparou três dicas de como ouvir música trabalhando e mesmo assim aumentar a produtividade, são elas:

  • Escutar canções conhecidas para desempenhar tarefas simples: Ouvir músicas do estilo musical preferido e que se saiba as letras é uma forma de melhorar a performance no trabalho, pois fica mais fácil desempenhar atividades monótonas;
  • Atividades com aprendizado pedem letras simples: Nada de ouvir músicas complexas no momento em que se está aprendendo ou tentando entender alguma informação. Isto porque, segundo Baldi o cérebro pode interpretar um conflito de ideias e será difícil se concentrar em duas atividades complexas ao mesmo tempo;
  • Para a organização, sons instrumentais: Organização pede mais concentração do que as demais atividades, por isso é necessário deixar a mente relaxada e focada em uma única atividade, a mais importante inclusive. Por isso, nestes momentos a profissional recomenda “ouvir sons instrumentais de cachoeira, pingo de chuva, entre outros auxiliam na concentração”.

Veja mais!