Por Ana Ligia em 03/04/2017

Apesar do verão ser, na maioria das vezes, sinônimo de descanso e férias, para algumas mulheres a herança deixada por ele não é nem um pouco agradável.

Tanta exposição a raios solares, vento, água salgada, cloro, aliados à falta de cuidados durante as viagens e férias só prejudicam os cabelos. O resultado são fios ressecados, pontas duplas e até mesmo a mudança da tonalidade do cabelo.

Mas você não precisa deixar de aproveitar o que o verão propõe por medo de danificar o cabelo. Com bastante disciplina é possível recuperar a saúde e a boa aparência das mechas.

Como recuperar o cabelo dos danos do verão

Aprenda como recuperar os cabelos danificados depois do verão

Foto: depositphotos

Segundo Marilia Kikuchi, consultora de beleza da Condor, o primeiro passo é hidratar os fios, primeiramente com um profissional e depois quinzenalmente em casa. “Vale lembrar que cada tipo de cabelo exige uma linha diferente. Escolhendo os produtos adequados, os resultados são mais promissores e o uso correto evita imprevistos, como queda dos fios, seborreia, oleosidade e caspa”, explica a consultora.

De acordo com a consultora, os mais fáceis de serem tratados são os conhecidos por “cabelos normais”, que permanecem macios e brilhantes por mais tempo.

Já quem possui cabelo mais oleoso deve lavar os cabelos todos os dias com produtos específicos para o problema até conseguir recuperá-los.

Os secos são os que precisam de um cuidado ainda maior. Além de volumosos e difíceis de pentear, têm pontas quebradiças e opacas. “Nos casos mais críticos, o corte também pode ser uma boa alternativa para, não só eliminar os fios ressecados, como renovar o visual”, afirma Kikuchi.

Dicas da consultora

Procure máscaras de hidratação que possuem na fórmula óleos vegetais e aloe vera. Muita química prejudica ainda mais as mechas. Faça intervalos entre os processos.

Evite lavar o cabelo com água quente. Isso estimula a oleosidade e deixa as pontas do cabelo ainda mais secas. Enxague o cabelo sempre com água fria ou quase fria.

Depois da lavagem retire completamente o shampoo e condicionador do cabelo. Os resíduos deixados na mechas provocam escamação ou coceira.

Veja mais!