Por Anna de Cássia em 20/08/2013

Se você quer ter os seus tão sonhados cabelos loiros, pintar de uma cor mais clara (ou colorido), ou apenas fazer mechas, não tem outro jeito, para estas três opções você irá precisar descolorir o cabelo. E nada melhor para este processo do que a mistura de descolorante com água oxigenada. A amônia do produto age no cabelo amolecendo a queratina, liberando o oxigênio do oxidante e ainda atingindo os pigmentos, que por fim vai clarear os fios. E o melhor é que com a água oxigenada você mesma poderá clarear suas madeixas em casa, e evitar gastar rios de dinheiro no salão. Porém, a aplicação não é tão simples, e é preciso ter muito cuidado para não acabar estragando o cabelo.

Aprenda como clarear seus cabelos com água oxigenada

Foto: Reprodução

Entendendo sobre os volumes

No mercado existem vários tipos de produtos oxidantes que possuem “volumes” diferentes, e isso às vezes deixa a mulherada um pouco confusa. Os volumes indicam a agressividade do produto, e podem variar entre 10, 20, 30 ou 40. O 10 volumes, por exemplo, clareia de leve o tom do cabelo, enquanto o 40 volumes já é um clareamento bem mais forte. Entenda melhor sobre cada um deles e em que ocasião devem ser utilizados:

  • 10 volumes: Por ter uma oxidação baixa, essa variável do produto não apresenta muita agressividade com o pigmento dos fios. Ele é o mais indicado para quem deseja clarear levemente o cabelo ou apenas tonalizá-lo com uma cor mais clara. Nestes casos a água oxigenada irá ajudar apenas a realçar a cor desejada.
  • 20 volumes: Esta é uma das volumagens mais utilizadas, indicada principalmente para cobrir cabelos brancos, mudança de reflexo ou escurecimento. Em cabelos castanhos claros ele clareia até 2 tons, mas em cabelos mais escuros como o preto clareia apenas 1 tom.
  • 30 volumes: Um pouco mais forte, este oxidante é indicado para quem deseja clarear em 2 ou 3 tons, partindo do cabelo castanho claro.
  • 40 volumes: A mais forte de todas as águas oxigenadas, é utilizada apenas para atingir tons claríssimos (até 4 tons abaixo). Por ser a mais agressiva, é recomendado que o manuseio com este tipo de produto seja feito apenas por um profissional, pois caso contrário poderá ocorrer danos ao cabelo.

Dicas importantes!

Na hora de misturar o descolorante com a água oxigenada, preste atenção na quantidade de cada produto que você está botando. O mais indicado é de 1:1,5 de descolorante e oxidante, respectivamente. Porém, algumas marcas indicam sua própria proporção, que muitas vezes são diferentes umas das outras. Portanto, é muito importante ficar ligada nas instruções do produto dadas pelo fabricante.

Muitos profissionais gostam de acrescentar na mistura uma colher de chá de óleo de argan, pois o mesmo vai hidratar os fios e amenizar os danos causados pela água oxigenada – principalmente se for usada o 40 volumes.

Veja mais!