Por Pollyana Batista em 28/11/2016

Aprender a se maquiar faz toda a diferença no dia a dia das mulheres. Por meio dela, podemos valorizar traços naturais e criar outros contornos. Saber utilizar as cores e técnicas ideais faz toda a diferença.

Se você tem a pele negra, vai encontrar aqui ótimas dicas para contornar e iluminar seu rosto, sempre respeitando sua beleza natural e valorizando o que você tem de melhor. Está pronta para arrasar?

A primeira dica que podemos te dar é: treine. Não deixe para inovar na maquiagem na hora de sair. O ideal é você aproveitar um tempo livre para experimentar cores e texturas e escolher o que mais combina com sua personalidade.

Aprenda a iluminar e contornar peles negra e morena

Foto: depositphotos

Paletas de cores para pele escura

Não existe uma cor específica para as peles negra ou morena. Mas, você pode se basear por algumas fórmulas infalíveis e amplamente utilizadas por maquiadores do mundo inteiro.

Por exemplo, para contornos você deve sempre utilizar dois a três tons mais escuros que sua pele. Isso acontece pois, na maquiagem, o contorno tem a função de dar profundidade aos traços, e somente com cores mais escuras é que você conseguirá esse efeito.

Já para iluminar, você deve fazer o contrário. Dessa vez, o produto deve ter um tom mais claro que a sua pele para criar um ponto de luz. Entretanto, você deve evitar bases ou corretivos com brilho, exceto se a sua intenção for salientar as maças do rosto.

Observe o formato do seu rosto

Você já sabe que para dar contorno é preciso utilizar uma paleta de cores de dois a três tons mais escura que a sua pele e, que para iluminar, você tem que aplicar um tom mais claro, mas onde essas cores devem ser aplicadas? É isso que vamos explicar agora.

Dica: tenha um espelho por perto para treinar as técnicas que vamos exemplificar.

Rosto oval

– Contorno: aprofunde o traço no osso zigomático
– Iluminação: ilumine o centro da testa, queixo e acima das maçãs do rosto.

Rosto quadrado

– Contorno: escureça as laterais da testa até as têmporas. Faça o mesmo no maxilar.
– Iluminação: ilumine o centro da testa e a ponta do queixo.

Rosto longo

– Contorno: escureça o topo da sua testa, próximo à raiz do cabelo, bem no meio. Repita o procedimento também no ponto do queixo e no maxilar.
– Iluminação: ilumine abaixo das olheiras.

Rosto redondo

– Contorno: contorne as laterais da testa e o maxilar em direção ao osso que divide a bochecha, chamado de zigomático.
– Iluminação: ilumine o centro da testa e a ponta do queixo.

Rosto triangular

-Contorno: contorne o topo da testa, próximo a raiz do cabelo, abaixo do olhos e desenhe o nariz.
-Iluminação:Ilumine o queixo e as bochechas.

Veja a ilustração abaixo:

aprender-a-iluminar-e-contornar-peles-negra-e-morena

Foto: reprodução/site Barbie Cientista

Veja mais!