Por Daiane Silva em 06/12/2011

Mistério oriental

O Oriente tem muitos mistérios para nós, ocidentais e, talvez por isso, costuma nos fascinar, com seus costumes, práticas e crenças tão diferentes das nossas!

Os países árabes, particularmente, chamam nossa atenção pelos costumes, que nos chocam, às vezes, também pelas particularidades que envolvem a vida das mulheres desse universo tão misterioso e completamente diverso da nossa realidade. Essas mulheres enfrentam, em alguns casos, dificuldades para conseguir realizar até mesmo atividades corriqueiras, mas continuam, a seu modo, mantendo-se femininas e atraentes!

É algo em que se costuma pensar ao ver um pouquinho das historias desses povos através de programas de televisão, como os noticiários, filmes ou até novelas, como, no Brasil, foi o caso da novela  da Rede Globo, “O Clone”, que encantou muita gente, mostrando um pouco de como funcionam os costumes no dia a dia e como as mulheres árabes se dedicam à vaidade, apesar de serem completamente recatadas ao se exporem aos olhares, aliás, expor é uma palavra quase proibida, já que o Al Corão, o Livro Sagrado do mundo árabe condena a exposição das mulheres. Mesmo assim, elas se cuidam e se mantem lindas e maquiadas em casa, para agradarem seus maridos. Isso sem falar num dos maiores atrativos e até fetiches das arábias: a dança do ventre! Essa é difundida e aplaudida no mundo inteiro e, apesar de todo o recato das mulheres árabes, é uma das danças mais sensuais existentes! As dançarinas árabes adotam a maquiagem, que destaca os olhos com um traço de delineador muito bem feito e alguns ornamentos opcionais, simbólicos, como as tatuagens de henna.

Como fazer a maquiagem árabe – passo a passo

1. Após limpar a pele e prepará-la com base, corretivo, pó e o que mais você costumar usar, aplique uma sombra mais escura, marcando a parte côncava do olho;

Passo a passo 1

 

2. Aplique esta cor rente aos cílios superiores, do meio para a parte externa;

Passo a passo 2

 

3. Aplique uma sombra verde clara no canto interno dos olhos e também sobre uma sombra verde escura. Ainda, para dar mais destaque e glamour à maquiagem, coloque um pouquinho de brilho dourado no canto interno do olho, isso dará um brilho extra;

Passo a passo 3

 

4. Como na maquiagem árabe o destaque vai para os olhos bem marcados, pode-se abusar do lápis preto, aplicando em todo o contorno do olho, seguindo a linha dos cílios e unido as duas, a superior com a inferior, dando uma puxadinha, estilo gatinha.

Passo a passo 4

 

5. Outra coisa bem característica das mulheres árabes é a sobrancelha bem marcada, então, use um lápis o mais próximo possível da cor de sua sobrancelha e realce o traço, corrigindo as falhas, podendo, inclusive, alongar levemente seu desenho.

Passo a passo 5

 

6. utilizando um pincel adequado, esfume o traço de lápis suavemente e aplique um rímel. A boca não recebe cores fortes, ela fica mais neutra e contrasta com os olhos. Finalizando, aplique um blush rosado, apenas para dar uma corzinha à pele.

Passo a passo 6

 

7. Essa maquiagem é própria para qualquer horário, tanto de dia, quanto à noite.

Maquiagem árabe passo a passo

Veja mais!