Por Daiane Silva em 07/11/2011

As tranças são um dos penteados mais versáteis e práticos, podem ser usadas de maneira informal ou até de forma mais sofisticada, agora que está chegando a época de calor intenso, são ótimas opções para usar no dia a dia, já que mantém o pescoço livre das madeixas, por isso refrescam! Além disso, são simples de fazer e existem diversos modelos para ir variando bastante.

Aprenda um modelo ótimo para os cabelos longos ou médios: a trança de raiz, que pode ser usada bem despojada, com alguns fios na frente meio soltos, e também pode ser feita mais apertada e arrumada, tornando o penteado bem elegante! Esse passo a passo é fácil de executar, pois não requer prática.

Trança Raiz

Foto: Reprodução

VOCÊ VAI PRECISAR DE

  • Grampos(opcionais);
  • Spray(opcional);
  • Escova ou pente de dentes largos;
  • Presilha ou fita.

COMO FAZER

Penteado em cabelos loiros

  1. Escove bem os cabelos ,  deixando-os bem soltos e sem nenhum nó, para facilitar o trabalho.
  2. Separe uma parte do cabelo do resto, no local onde a trança vai começar, pode ser no alto da cabeça, com o formato em v, sendo a “ponta” virada para a nuca. Você pode escolher outro local de início e formato, como por exemplo, começar baixo, mas com todo o cabelo acima das orelhas. Isto até facilita a trança, apesar de ela ficar grossa e menos intrincada.
  3. Separe essa parte em três mechas, separando-as até o fim. Depois de separadas, segure uma mecha em uma mão, e as outras duas com o indicador e dedo médio da outra mão.
  4. Cruzar a mecha da direita por cima da mecha do meio.
  5. Segure a mecha que está à esquerda, com o dedo mínimo esquerdo, passando a da mão direita para a esquerda. Passe a mecha do meio, que agora está à direita, para a mão esquerda.
  6. Acrescente cabelo do lado direito na mecha que está mais à direita. Com o dedo indicador direito, levante uma mecha do lado direito e adicione à mecha mais a direita.
  7. Cruze a mecha da esquerda por cima da do meio. Segure a mecha da direita com seu dedo mínimo direito, rode sua mão esquerda de maneira a pegar a mecha da esquerda com a mão direita. Mude a nova mecha que está mais à esquerda, para a mão direita.
  8. Acrescente cabelo do lado esquerdo à mecha mais à esquerda. Com o indicador esquerdo, levante uma mecha do lado esquerdo da cabeça e adicione-o à mecha da esquerda.
  9. Cruze a mecha mais à direita por cima da mecha do meio. Segure a mecha da esquerda com o dedo mínimo esquerdo, Gire a mão direita para pegar a mecha da direita com a mão esquerda. Troque a nova mecha da direita (a que estava no meio) para a mão esquerda.
  10. Acrescente cabelo do lado direito na mecha direita, usando o indicador direito para levantar uma mecha do lado direito, juntando à mecha da direita que está na sua mão esquerda.
  11. Passe a mecha da esquerda por cima da mecha do meio. Segure a mecha da direita com seu dedo mínimo direito, rode sua mão esquerda de modo a pegar a mecha da esquerda com a mão direita. Troque a nova mecha mais à esquerda para a mão direita.
  12. Acrescente cabelo do lado esquerdo à mecha mais à esquerda, usando o dedo indicador esquerdo para levantar uma mecha do lado esquerdo da cabeça, junte à mecha da esquerda. Continue o trançado dessa maneira, até chegar  ao fim, adicionando mechas até chegar à nuca. Passando da nuca, o cabelo deve ser trançado normalmente e a ponta da trança presa com elástico ou conforme você preferir.

Agora, para ter uma ideia mais clara a respeito da maneira de trançar, veja esse vídeo

Veja mais!