Por Daiane Silva em 20/09/2011

A maioria das mulheres adora cuidar das unhas, seja sozinha, seja no salão, mas, como nem sempre o orçamento permite uma visita à manicure uma vez por semana, o jeito é fazer as unhas em casa mesmo! De qualquer maneira, todas as mulheres, mesmo as que fazem as unhas regularmente em manicures, sabem improvisar e pintar as unhas caso necessário. Quem não tem em casa um kit de cuidados com as unhas, por mais básico que seja, e um ou dois vidros de esmalte clarinho?

Como fazer as unhas em casa?

Mas fazer as unhas com perfeição vai além de tirar o esmalte lascado com removedor e passar uma base. Se você quer aprender a pintar suas unhas com diversas cores e técnicas lindas de decoração, é só seguir dicas bastante importantes que a ajudarão a dominar a arte de decorar as unhas!

Em primeiro lugar, prepare um kit de manicure. Esse kit pode ser bem básico, mas alguns itens serão essenciais para preparar as unhas. São eles:

  • Removedor de esmaltes: não use a acetona, ela é prejudicial às unhas, pois enfraquece e resseca;
  • Algodão;
  • Lixas de unhas;
  • Hidratante para as mãos de sua preferência;
  • Palito de laranjeira: estes são os mais comuns, encontrados em qualquer farmácia, mas, se tiver e preferir, pode usar espátulas específicas.
  • Alicate de cutículas: ele deve ser usado apenas para cortar o excesso de cutícula;
  • Base para unhas – pode ser uma fortalecedora para otimizar o resultado;
  • Esmalte na cor de sua preferência.
  • Além de toalha e vasilha para colocar as mãos de molho na água morna.

A hora das cutículas

Kit básico para cuidados com as cutículas

Passe um creme hidratante nas mãos, massageando bem. Mergulhe as mãos na água morna por alguns minutos ou, se preferir, umedeça pedaços de algodão e coloque sobre as unhas por alguns minutos. Seque com uma toalha e empurre delicadamente a cutícula com a espátula ou com a pontinha do palito de laranjeira. Com o alicate, apare apenas as partes da cutícula que estejam arrebitadas, salientes demais. Não se entusiasme e corte toda a cutícula! Ela é uma proteção importante para a unha e impede que fungos penetrem na unha! Além disso, quanto mais se tira, mais ela cresce!     

Acertando as unhas

Lixas de oncinhas, dalmatas...

Se necessário, corte as unhas até o tamanho desejado, lixando-as em seguida no formato de sua preferência. Não esqueça: lixe levemente e num único sentido para não enfraquecer as unhas! Se a superfície da unha estiver meio áspera ou ondulada, pode-se passar levemente uma lixa polidora ou até a parte mais fininha da lixa normal, mas lembre-se: LEVEMENTE para não enfraquecer a unha!

Esta é a parte mais divertida!

Unha com ótimo acabamento! (foto: unhabonita.com.br)

A hora de esmaltar a unha! Você deve aplicar uma base em todas as unhas, depois, o esmalte de sua preferência. Para que o esmalte fique com bom acabamento, tome certos cuidados: passe uma camada de esmalte de modo que o esmalte cubra toda a unha e, a seguir, passe o palito de laranjeira delicadamente ao redor da cutícula para tirar o excesso de esmalte que gruda na pele. Feito isso, enrole levemente a ponta do palito com um algodão e molhe no removedor de esmaltes, passando com muita calma ao redor da unha, sem encostar na unha!

Assim, os restos de esmalte não secam na pele e fica bem mais fácil limpá-los! Faça assim a cada camada aplicada em todas as unhas, o que é bom nisso é que, enquanto limpa o excesso de esmalte, a camada de esmalte vai secando na unha, o que melhora a aplicação da próxima camada, ajudando a evitar que se formem bolinhas!  Depois pode aplicar um óleo secante de esmaltes, se preferir, se não, é só deixar secar a última camada de esmalte. Com a prática, você vai se animar a ir criando mais ainda!

Existem diversas técnicas de decoração que estão na moda, como as UNHAS ESPONJADAS, UNHAS MARMORIZADAS, UNHAS COM ESMALTE MAGNÉTICO, e muito mais! E tudo isso, nós a ensinamos em passo-a-passo muito simples! Siga os links e solte sua imaginação!

Veja mais!