Por Natália Petrin em 19/02/2016

Quem busca o emagrecimento sabe o quanto estar acima do peso pode ser prejudicial à saúde, não é mesmo? Uma indicação de especialistas para melhorar a qualidade de vida é bastante simples: a caminhada. Andar, segundo esses profissionais, ajuda na saúde do coração e “espanta” alguns males da saúde, como a hipertensão arterial e o diabetes.

10 mil passos

Andar 10 mil passos ao dia é o suficiente para melhorar a sua saúde, ainda segundo especialistas. Essa medida equivale a algo em torno dos 8 km, ajudando a acabar com o sedentarismo, trazendo benefícios para a circulação, além de combater todas as doenças que são comuns em quem não pratica esportes nem atividades físicas.

Segundo Melchior Luiz Lima, cardiologista, “essa média de passos que devem ser dados ao longo do dia já foi bastante discutida. Já chegaram a falar até em 20 mil passos. Mas quem dá 10 mil passos em um só dia, já está, certamente, afastando os riscos e fortalecendo o organismo”.

Benefícios das caminhadas

Aprenda a alcançar no dia a dia 10 mil passos e equilibrar seu peso

Foto: Pixabay

Ainda segundo o cardiologista, os benefícios dessa quantidade de passos ao dia são muitos. “Só tem a ajudar. Caminhar faz com que ocorra uma dinâmica cardiovascular, diminuindo a chance de ficar sedentário, além de movimentar melhor os vasos e queimar calorias”.

Para quem prefere correr, a quantidade de passos cai para algo em torno de 3 mil passos ao dia, dependendo da intensidade da corrida e do perfil do corredor.

“Correr gera mais esforço da pessoa, então acaba compensando e, assim, reduzindo a quantidade necessária de passos por dia. Mas antes de sair correndo, vá ao cardiologista para ser examinado e saber se o seu coração está apto ao exercício”.

Dicas para alcançar os 10 mil passos ao dia

Suba escadas: usar elevadores ou escadas rolantes apenas elimina uma pequena distância que seria facilmente percorrida por você. Aproveite para subir a pé e cumprir uma parte dos passos diariamente.

Desça um ponto antes ou pare mais longe o carro: se você vai de ônibus para o trabalho, desça um ponto antes. Se vai de carro, estacione mais longe. Com isso, você se forçará a fazer uma pequena caminhada que não vai gastar muito tempo, mas já vai ajudar a fazer a diferença.

Não use controle remoto: levantar-se da cadeira para trocar o canal da televisão, por incrível que pareça, também faz muita diferença.

Ande mais: vá comprar pão a pé, entre outras coisas próximas da sua casa que, habitualmente, você faz de carro. É possível, também, optar por caminhos mais longos para chegar no mesmo lugar.

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