Por Daiane Silva em 25/01/2012

Se ligue

Nossos fios de cabelos são estruturas muito complexas e que exigem certas doses de cuidados específicos, caso contrário, a cutícula, que é a membrana mais externa do fio, se abre e há danos à toda a estrutura. Um fio de cabelo frágil e quebradiço, costuma se partir em dois ou três, são as terríveis pontas duplas, que criam um aspecto terrível de cabelos mal cuidados! Quando as pontas duplas surgem, o que resta fazer é cortá-las, mas, para que não tornem a aparecer, alguns cuidados podem (e devem) ser tomados, garantindo a nutrição e fios saudáveis e brilhantes.

Siga nossas dicas e evite as pontas duplas

Agora, no verão, os cabelos necessitam de ainda mais cuidados e produtos específicos, que os protegerão de danos causados pelo sol e pelas águas do mar ou da piscina. O sol costuma reagir com o sal do mar ou o cloro da piscina e, apenas três minutos depois da exposição, começa o processo de decomposição da camada protetora do fio de cabelo, o que acaba causando a perda de água e proteínas, por isso, fica sem vida, quebradiço e com as pontas duplas.

Esses fatores são alguns dos responsáveis por destruir a cutícula capilar e seus danos podem ser evitados se tomarmos medidas simples, como

  • Se precisar usar o secador de cabelo, mantenha-o a uma distância de vinte centímetros dos fios e aplique um protetor termoativo antes.
  • Aplique leave-in ou cremes específicos com protetor solar antes de sair de casa, são tão importantes quanto os protetores solares para a pele.
  • Se for do tipo que usa química no cabelo, como alisamento e tinturas, a cada vez que utilizar uma delas, faça uma cauterização para fechar a cutícula e manter a hidratação.
  • Lembrando que a hidratação pode ser feita em casa, adquirindo-se cremes de acordo com sua preferência ou preparando-se máscaras caseiras, com produtos naturais, que também são muito eficientes.
  • Escolha seu pente e escovas direito! Os pentes devem ser de madeira e as escovas devem ter cerdas naturais, caso contrário, devem ter bolinhas nas pontas das cerdas.
  • Se estiver com pontas duplas e não puder cortar o cabelo ou não quiser, faça uso de reparadores de pontas à base de silicone ou queratina, que ajudam a amenizar os efeitos das pontas duplas.
  • Os reparadores de pontas podem ser usados com frequência como preventivos, antes que as pontas duplas se formem.
  • Os cabelos tingidos sofrem maiores danos com o calor: desbotam mais e a própria química os ressecam e tornam sem vida, por isso, devem receber maiores cuidados. De preferência, tons de vermelho e loiro devem ser evitados, já que o desbotamento exigirá retoques muito seguidamente e isso ressecará ainda mais os fios! Caso seja seu caso, a hidratação e a cauterização devem ser constantes, para garantir a hidratação e nutrição.
  • Cabelos claros na piscina sempre dão muito trabalho, pois o cloro, além de ressecar todos os tipos de cabelos, tem efeitos bem danosos sobre os fios claros! Além de ressecá-los, ainda os desbota e pode dar um tom esverdeado aos fios. O que se pode fazer é enxaguar bem o cabelo assim que sair da piscina, lavando-os com xampus adequados ao tom e também aplicando bons condicionadores e cremes de hidratação com frequência.

Veja mais!