Por Gabriel Oliveira em 21/06/2012

Não foram só as estampas de animais (como a oncinha) que conquistaram as fashionistas e parecem não sair mais de moda. As estampas étnicas (também conhecidas como “tribais”) também ganharam um lugar nas passarelas e também nas araras de grandes lojas do mundo inteiro. Já faz algumas temporadas que elas vem aparecendo constantemente nas coleções de vários estilistas.

Inspiradas nos looks dos anos 70, elas tomam como base as culturas africana e indiana. Mas a padronagem que acaba de surgir e que está fazendo um sucesso imenso é a que foi inspirada nos índios americanos e também na cultura asteca.

Looks

Calça estampada

Calça com estampa ética combinada com camisa de botões folgada (perceba que o tom da camisa entra em sintonia com uma das cores da estampa).  | Imagem: Reprodução

 

Camisetas de estampa étnica

Looks com camisetas de estampa étnica (Imagens: http://leblogdebetty.com/, http://lookbook.nu/look/3261491-TRIBAL-PATTERN e http://lookbook.nu/look/2112289-That-7-s-Show)

 

Blusas estampadas com shortinhos

Combinando blusas estampadas com shortinhos (Imagens: http://lookbook.nu/look/2216257-ethnic-orange, http://lookbook.nu/look/1155199-No-Pressure e http://lookbook.nu/look/3427489-Tribal-Stripes)

 

Saias com estampas

As saias também são uma ótima escolha, tanto para looks casuais, como para os mais sofisticados.  (Imagens: http://glam4you.com/, http://lookbook.nu/look/2169519-Fringe-and-tribal-print e http://lookbook.nu/look/2687775-Go-Outside))

 

Camisa com estampa étnica

Mais um exemplo de como usar saia étnica com blusa de mangas compridas. | Imagem: Reprodução

 

Looks com vestidos

Looks com vestidos (Imagens: http://www.glam4you.com/2012/01/meu-look-desfile-tufi-duek/, http://lookbook.nu/look/3270993-Tribal-dress e http://www.chictopia.com/photo/show/273865-The+Bold+One-red-vintage-shorts-black-jeffrey-campbell-shoes )

 

Blusa com estampas em vários pontos

Blusa com estampas em vários pontos | Imagem: Reprodução

 

Mistura de prints

Mistura de prints | Imagem: Reprodução

 

Casaco étnico com camiseta branca

Casaco étnico com camiseta branca | Imagem: Reprodução

 

Casacos estampados

Mais alguns looks com casacos (Imagens: http://lookbook.nu/look/1990096-Tribal-and-Lace, http://lookbook.nu/look/2009632-Call-It-What-You-Want e http://lookbook.nu/look/2659743-Baby-its-cold-outside)

Dicas de como usar

  • Como estamos em época de inverno, uma dica bem legal é usar blusas com essa estampa combinadas com peças metalizadas, principalmente em dourado, que remete à um conceito retrô.
  • Outra forma de usar é com camisas e peças em seda, que possui um brilho natural e deixa o look super elegante.
  • Os vestidos com estampas étnicas também são lindos. Você pode usá-los com um maxicolar rústico, com pedras nas mesmas cores da padronagem.
  • Se quiser um visual bem despojado, aposte nos shortinhos jeans surrados. Eles são perfeitos para combinar com blusas com esse tipo de estampa. Nos pés, uma rasteirinha de couro metalizado (de preferência dourado) vai deixar o look bem mais chic.
  • As saias também são peças ótimas para combinar as estampas étnicas. Coloque uma blusa estampada com uma saia em tom nude ou em cores neutras, como o preto ou branco.
  • Para um look mais elegante, use uma saia lápis com estampa étnica e combine com uma camisa tradicional de botões em seda dourada. Está super em alta e vai deixar o look sofisticado e cheio de estilo. Nos pés, você pode usar um scarpin ou peep toe em um dos tons da padronagem da saia ou em cores neutras.
  • Outra dica bem legal é fazer uma combinação com casacos e cardigans. Escolha um modelo em que a cor entre em sintonia com um dos tons da estampa étnica que você está usando na blusa ou em uma peça da parte de baixo. Dependendo da combinação, nos pés você pode calçar um tênis All Star que vai ficar super legal e despojado!

Veja mais!