Por Natália Petrin em 17/05/2016

Muitas mulheres carregam inúmeros hábitos relacionados à beleza e preocupam-se quando a pele encontra-se ressecada, os cabelos caem, entre outras coisas acontecem. O que muita gente não sabe, é que essas preocupações tem fundamento: muitos desses problemas que nos preocupamos e estão relacionados à beleza, têm ligação direta com a nossa saúde. Vamos conferir alguns deles.

Lábios, o que querem dizer sobre nossa saúde?

A aparência dos lábios, assim como seu tamanho, cor e superfície podem ter algumas alterações que remetem a alguns problemas de saúde, de acordo com a dermatologista Dra. Ana Maria Corbett. Quando há uma boa alimentação, assim como a ingestão adequada de água, pode-se interpretar alguns desses quadros como sinais de algumas doenças.

  • Lábios secos podem indicar a desidratação, tempo frio ou clima seco, assim como queimadura solar. Pode ser também a reação alérgica diante da exposição a batons, alimentos e bebidas, ou outros produtos aos quais o lábio foi exposto.
  • Lábios severamente rachados indicam também alergias, ou ainda uso de medicamentos que ressecam os lábios, compulsão por lambê-los, desordens nutricionais (falta de vitaminas e anemias) e quimioterapia.
  • Lábios rachados nos cantos podem indicar má higiene oral, problemas de pele, compulsão por lamber os lábios, mas também pode ser causada por dentaduras mal adaptadas e aparelhos odontológicos. Alimentos ricos em açúcar também podem causar esse problema, assim como carência de vitamina B e uso de corticoides inalatórios.
  • Bolhas nos lábios podem ser causadas por herpes, uma infecção viral que causa dor, inchaço e bolhas.
Imagem de mulher deitada em cama com aparência saudável e feliz

Foto: Depositphotos

Outros sinais

Rugas também podem ser sinais de osteoporose, embora em algum momento da vida se tornem inevitáveis. A exposição excessiva ao sol e à fumaça do cigarro também podem acelerar o processo.

Ondulações nas unhas podem indicar diversos problemas. Alterações nas unhas normalmente são sinais de alopecia areata (perda de cabelo desigual), artrite psoríaca, doenças de pele crônicas, psoríase, entre outros.

Rubor facial não representa, sempre, que a pessoa está com vergonha. Pode ser um sinal de rosácea, que é uma doença crônica de pele.

Pelos no corpo em lugares indesejados certamente são constrangedores, mas podem representar problemas de saúde, como a síndrome do ovário policístico, que normalmente aparecem nas mãos, pés, costas, barriga, peito e no rosto.

Perda de cabelos podem representar inúmeros problemas, como estresse, medicamentos que reagem com o organismo, alterações hormonais, ou ainda coisas normais da vida da mulher, como a gestação. Os problemas da tireoide também têm como sinal a queda dos cabelos.

Olhos amarelos podem representar doenças hepáticas ou ainda que os ductos biliares do fígado encontram-se bloqueados. Procure o seu médico o quanto antes.

Pele oleosa pode indicar que há um desequilíbrio hormonal. Procure um dermatologista e um endocrinologista.

Olheiras podem ser somente genéticas ou marcar noites mal dormidas, mas também estão relacionadas às doenças vasculares e inflamatórias, como a doença celíaca. Outros sintomas devem ser observados. As olheiras podem indicar ainda que há problemas no fígado, diabetes, entre outros problemas de saúde.

Veja mais!