Por Camila Albuquerque em 04/02/2013

Já se foi a época em que os cintos serviam apenas para que suas calças não caíssem. Hoje, os cintos viraram um acessório sempre presente no guarda-roupa feminino, para algumas é quase indispensável. Todo esse destaque dado a ele acontece porque até uma produção super básica fica linda e antenada com a escolha certa deste acessório. Em 2010, os cintos finos chegaram a ser usados como duplos, mas esse ano, cintos mais grossos e mais trabalhados são os destaques.

*Clique no ícone “i” para ver a legenda da foto.

A origem dessa tendência

Em meados da década de 70 o cinto duplo já foi usado, e como toda tendência vai e volta, em 2012, nos desfiles das grifes internacionais Burberry e Paul Smith, os cintos duplos voltaram a ganhar destaque. No Brasil, conquistaram lugares nas passarelas de fashion weeks com Iodice e Auslander. Mesmo assim, não havia ganhado totalmente as brasileiras, só conseguiu quando a atriz Giovanna Antonelli começou a usar em seu figurino na novela Salve Jorge, interpretando a delegada Heloisa. Em quase todos os looks da personagem, o cinto duplo está lá. Mais uma prova de que a teledramaturgia brasileira absorve as tendências com potencial e tem o poder de “repassar” isso ao público, que acaba copiando.

Como usar o cinto duplo

  • Como dois cintos que não são finos já chamam bastante atenção, portanto, tente utilizar o tom sobre tom, combinando cores parecidas.
  • Para transparecer seriedade – para o trabalho, por exemplo –, os cintos duplos ficam ótimos em calças jeans de cintura média e pantalonas em tecidos estampados e fluidos, combinando com camisas lisas ou com estampas.
  • Se deseja um look mais descontraído, os cintos duplos também podem ajudar! Neste caso, você pode ousar mais, misturando cores, materiais e texturas. Só tenha cuidado para não ficar exagerado.
  • Uma calça jeans, camisa com estampa de oncinha e dois cintos. Um pelo passador e o outro mais caidinho de lado, proposital sem aparentar. É uma produção coringa que valoriza sua vaidade e cintura.
  • Os cintos duplos também ficam ótimos com saias estilo bandage, prestando atenção no modo como a saia se ajusta ao seu corpo. Se não ficar vulgar, ótimo, pode apostar nos cintos, mas sem deixar o look “over”.
  • Vestidos simples demais? Cinto duplo ajuda a diferenciá-los e ajuda a produção a ficar mais antenada. Só tenha cuidado onde irá marcar sua cintura, pra não deixar seu corpo com um formato estranho.

Veja mais!