Por Natália Petrin em 21/07/2015

A aloe vera, também conhecida como babosa, traz muitos benefícios à saúde. A planta, bastante usada na área da beleza, pode proporcionar uma pele saudável e muito bonita. Confira alguns dos seus benefícios.

Benefícios para a pele

A babosa possui propriedades adstringente, hidratante, regenerador, renovador, rejuvenescedor, antibacteriano e, por isso, pode ser usada em tratamentos para a pele. Promove a limpeza profunda, atingindo desde as camadas mais profundas favorecendo a desobstrução dos poros e a eliminação das sujeiras e das impurezas.

Pode ser aplicada ainda na regeneração dos tecidos, de forma a favorecer o fortalecimento das fibras de colágeno e elastina, auxiliando também no combate ao envelhecimento da pele, redução das rugas e combate ao aparecimento de novas. Por possuir propriedades antibacterianas, auxilia no tratamento de forma natural da acne e combate a irritação, inflamação, cicatrizes e sinais deixados pela acne.

Aloe vera e seus efeitos benéficos para cabelos e pele

Foto: Pixabay

Em caso de queimadura provocada pelos raios do sol, pode ser usada para acalmar os desconfortos e reduzir o vermelho e a ardência, além de regenerar a região. Pode ser usada ainda para prevenção e redução das estrias, além de aumentar a elasticidade, firmeza e nutrição da pele.

Creme para estrias à base de aloe vera

Para quem deseja combater as estrias, um excelente creme pode ser feito com azeite de oliva e babosa.

  • Uma folha de babosa
  • Duas colheres de chá de azeite de oliva.

Limpe a folha de babosa e retire a polpa. Adicione o azeite de oliva e misture em um recipiente até formar um creme. Mantenha-o dentro da geladeira e passe duas vezes ao dia, até o resultado desejado.

Benefícios para os cabelos

A babosa é eficaz também para os tratamentos dos cabelos. Em áreas calvas, pode ser aplicada para a recuperação capilar, pois auxilia na remoção da pele morta do couro cabeludo, permitindo que os nutrientes sejam absorvidos. Ajuda ainda a manter os cabelos hidratados, assim como no condicionamento do couro cabeludo.

Outros benefícios

Além disso, pode ser usada no combate à produção de células do câncer no corpo. Atua no organismo provocando a produção do óxido nítrico e na redução dos tumores. É auxiliar na digestão e possui propriedades laxativas, auxiliando no tratamento da prisão de ventre. Reduz também a pressão arterial, o nível de açúcares no sangue e o colesterol.

Graças às suas propriedades anti-inflamatórias é auxiliar no combate às inflamações, podendo ser aplicada diretamente sobre cortes e feridas. A aloe vera também ajuda na prevenção da produção de hormônios prostaglandinas e auxilia no tratamento de problemas respiratórios como tosse, gripe, bronquite, entre outros. Quando consumida, fortalece também a imunidade e promove a saúde da boca.

Suco de babosa

Abra duas folhas de aloe vera ao meio, no sentido do comprimento, e retire a polpa. Misture no liquidificador com um litro de água e uma colher de mel (100 g de polpa para cada litro de água). Consuma várias vezes ao dia.

Veja mais!