Por Pollyana Batista em 27/06/2017

Manter uma rotina de treinos conciliada ao trabalho, aos cuidados da casa e a outros compromissos não é tarefa fácil. Por isso, a nutricionista Roberta Lima dá algumas dicas de alimentos ideais para turbinar o treino da mulherada.

De acordo com a especialista, “alimentar-se de forma adequada é fundamental para garantir um bom desempenho durante os treinos de corrida. Os alimentos são os responsáveis pelo aporte de energia necessária aos treinos e também pela recuperação muscular adequada. Para ajudá-los, segue uma lista com os alimentos que não podem faltar no cardápio de um corredor. Qual você irá consumir, depende do horário do treino, da sensibilidade e da necessidade individual”. Veja quais são os alimentos mais indicados para você.

Alimentos para turbinar treino

Batata doce

Alimentos que toda mulher precisa ingerir para turbinar os treinos  - Batata Doce

Foto: depositphotos

Esse alimento é rico em carboidratos complexos e tem baixo índice glicêmico. Além disso, tem vitamina A, B, C, ferro, potássio, cálcio e fósforo.

Água

Alimentos que toda mulher precisa ingerir para turbinar os treinos  - Água

Foto: depositphotos

Beber muita água é fundamental para promover saúde ao nosso organismo, que é composto basicamente por 70% desse líquido. A água é imprescindível para nutrir as células e manter a temperatura ideal do corpo.

Aveia

Alimentos que toda mulher precisa ingerir para turbinar os treinos  - Aveia

Foto: depositphotos

Esse cereal é indicado para pessoas que tem diabetes por conta do seu baixo índice glicêmico. Para os atletas, ele é importante por conter muitas proteínas e fibras. As vitaminas do complexo B também ajudam a produzir energia para o corpo.

Arroz integral

Alimentos que toda mulher precisa ingerir para turbinar os treinos  - Arroz Integral

Foto: depositphotos

O arroz é fonte de carboidratos, que é uma espécie de combustível para pessoas que treinam. O do tipo integral é indicado para regular o intestino.

Macarrão

Alimentos que toda mulher precisa ingerir para turbinar os treinos  - Macarrão

Foto: depositphotos

78% do macarrão é carboidrato, ideal para as pessoas que praticam atividades físicas. Assim como o arroz, dê preferência à versão integral e faça molhos caseiros com tomates e azeite de oliva.

Banana

Alimentos que toda mulher precisa ingerir para turbinar os treinos  - Banana

Foto: depositphotos

Essa fruta possui 24% de carboidratos. Ela também tem potássio, vitamina B6 e magnésio.

Sementes oleaginosas

Alimentos que toda mulher precisa ingerir para turbinar os treinos  - Castanha

Foto: depositphotos

Fazem parte desse grupo as castanhas. Elas são ricas em vitamina E e selênio. Essa combinação reduz a sensação de cansaço e o processo de envelhecimento precoce. Por conta das suas propriedades anti-inflamatórias as sementes oleaginosas ajudam na recuperação pós-treino.

Cereal de milho

Alimentos que toda mulher precisa ingerir para turbinar os treinos  - Cereal de Milho

Foto: depositphotos

Se for sem açúcar, você pode até substituir o pão pelo cereal de milho, antes dos treinos. A nutricionista aconselha consumi-lo com leite, iogurte ou com banana.

Ovo

Alimentos que toda mulher precisa ingerir para turbinar os treinos  - Ovo

Foto: depositphotos

Se você treina todos os dias, comer ovo vai fazer muito bem, pois ele fornece aminoácidos que recuperam as fibras musculares depois do exercício físico.

Chá-verde

Alimentos que toda mulher precisa ingerir para turbinar os treinos  - Chá Verde

Foto: depositphotos

Graças aos flavonoides e catequinas presentes na bebida verde, as dores musculares podem ser reduzidas. A cafeína que também está presente na composição do chá estimula o sistema nervoso central e melhora o desempenho de quem pratica exercícios físicos.

Veja mais!