Por Pollyana Batista em 24/05/2018

Você sabia que existem alimentos que fazem mal aos dentes? Todo mundo quer ter dentes bonitos e bem tratados. Para que isso aconteça é preciso dedicação e visitas a bons profissionais.

Os hábitos diários contam muito para promover a saúde bucal: como fazer uso do fio dental após a escovação ao menos três vezes por dia.

A cirurgiã-dentista Sandra Kalil, Odontopediatra da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas, a APCD, explica que muitos alimentos e algumas bebidas também prejudicam os dentes.

5 alimentos que prejudicam os dentes

Os alimentos que fazem mal aos dentes devem ser consumidos com ponderação para evitar problemas

Alguns alimentos deixam os dentes mais vulneráveis às cáries (Foto: depositphotos)

Veja quais são agora:

1- Gelo

Apesar de ser só água congelada, os cubos de gelo podem danificar os dentes.

A dentista explica: “algumas pessoas exageram na quantidade de cubos de gelo em suas bebidas, principalmente em dias ensolarados. Há quem goste, inclusive, de ficar mastigando o gelo, partindo a pedra em pedacinhos com os dentes. Mas isso é um terrível engano. Não é porque gelo é feito geralmente só de água – sem açúcar ou aditivos – que faz bem aos dentes. Até mesmo para quem julga ter dentes fortes, mastigar gelo pode comprometer o esmalte do dente e enfraquecê-lo, expondo ao risco de quebrar um pedaço do dente, soltar uma restauração ou ainda uma prótese”.

Veja também: Dentes precisam de cuidados redobrados durante a gravidez. Entenda

2- Café

Essa bebida é uma paixão nacional, mas ela pode manchar o esmalte dos dentes. “Além disso, normalmente essas bebidas são adoçadas com açúcar refinado – uma combinação terrível para a beleza do sorriso”, alerta Sandra Kalil.

3- Pão

Não só o pãozinho nosso de cada dia, mas todo alimento à base de amido, tem o mesmo efeito sobre a saúde bucal do que balas e doces.

A dentista esclarece como isso acontece: “Ao mastigar uma fatia de pão, as enzimas presentes na saliva quebram o amido, transformando tudo em açúcar imediatamente. E açúcar é sinônimo de cárie. Vale dizer que bolachas, batatas fritas e outros tipos de salgadinho resultam em lesões de cárie se não ocorrer escovação adequada – o que inclui creme dental fluoretado”.

4- Frutas secas

Elas são consideradas aliadas das dietas mais saudáveis. As frutas secas são ricas em nutrientes e consumidas por muitas pessoas que querem um lanchinho mais natural.

Porém, a cirurgiã-dentista acredita que elas são inimigas da saúde bucal. “Durante o processo de desidratação da fruta, o açúcar fica muito mais concentrado, alimentando as bactérias presentes na boca. O resultado é um aumento na produção de ácido – que ataca primeiramente o esmalte dos dentes, podendo resultar em lesões de cárie e outros problemas orais mais graves”.

Veja também: Dentes tortos: problema que vai além da estética. Entenda

5- Álcool

O álcool figura na lista de muitas proibições. Ele prejudica a saúde e é responsável por inúmeras disfunções. Para os dentes, ele também não faz bem.

“Quem exagera nas doses diárias de bebidas alcoólicas está se expondo a várias doenças, inclusive as bucais. Além de manchar o esmalte dos dentes e aumentar a vulnerabilidade ao surgimento de cárie, quem bebe bastante geralmente tem o volume de saliva reduzido – o que também contribui para doenças periodontais”, elucida a especialista.

Veja mais!