Publicado por Ana Ligia

Quando o  verão acaba e consequentemente o outono começa, as clínicas dermatológicas e estéticas começam a atender uma demanda ainda maior de pacientes. Tudo isso porque essa época do ano é responsável pelo aumento da queda dos fios de cabelo.

É muito normal perder aproximadamente cerca de 100 fios de cabelo diariamente. Mas é preciso ter uma preocupação e cuidados maiores quando essa queda começa a ser algo mais copioso.

Existem alguns cosméticos que prometem impedir a queda excessiva das mechas. Mas segundo a nutricionista Gabrielly Vieira, da Luminus Hair, a forma mais eficaz de fortalecer os fios é através de processos naturais, principalmente relacionados à alimentação.

Formas naturais de impedir a queda de cabelo

Alimentos que combatem a queda de cabelo durante o outono

Foto: depositphotos

Segundo a profissional, a força e o crescimento dos fios estão ligados ao consumo de vitaminas e minerais. Por isso, ter uma alimentação colorida, ingerir vários grupos alimentares e suplementos vitamínicos e beber água regularmente são formas de fortalecer os cabelos e evitar que eles caiam.

Invista nas frutas ácidas

Alimentos que combatem a queda de cabelo durante o outono

Foto: depositphotos

Frutas ricas em vitamina C, como laranja, limão, abacaxi e kiwi, ajudam a estimular a circulação dos vasos capilares, fornecendo vitaminas e minerais necessários para os fios e auxiliando no crescimento das mechas. Além disso, graças à ação antioxidante do nutriente, o cabelo deixa de ter um aspecto de pontas duplas e ressecadas.

Uma forma alternativa de potencializar a saúde dos cabelos é através dos complexos vitamínicos. “Como é necessário incluir uma grande quantidade de alimentos ricos em nutrientes na alimentação para que os resultados sejam efetivos, o uso de complexo vitamínico ajuda muito nesse sentido, pois uma cápsula contém as vitaminas diárias necessárias para deixar o cabelo mais saudável e bonito”, explica a nutricionista.

A profissional conta também que a solução, além de não possuir nenhum efeito colateral ou contraindicação, também possibilita um resultado extremamente rápido, especialmente se for ingerida antes da primeira refeição do dia.

Chocolate Amargo e Iogurte também são aliados

Alimentos que combatem a queda de cabelo durante o outono

Foto: depositphotos

O zinco não é somente encontrado em alimentos como feijão e espinafre; o chocolate amargo e iogurte também possuem altas dosagens do nutriente. Ele é o grande responsável pela melhora da composição proteica dos cabelos, evitando a perda de messa, quebra e queda dos fios. Ele também cuida do folículo e proporciona às mechas um aspecto mais saudável.

Aposte nas proteínas

Alimentos que combatem a queda de cabelo durante o outono

Foto: depositphotos

O chamado ácido pantotênico que está presente em alimentos como leite, ovos, carne de galinha e fígado, ajuda a hidratar os fios, dando a eles uma melhor uniformidade da cor do cabelo. Ele ainda combate à queda e proporciona maciez e brilho para as madeixas.

Alimentos com Biotina

Alimentos que combatem a queda de cabelo durante o outono

Foto: depositphotos

A Biotina é uma vitamina hidrossolúvel que ajuda a combater a queda dos fios e fortalece cabelos e unhas. Organismos com deficiência do nutriente costumam apresentar problemas como dermatite seborreica, queda de cabelo e, em casos severos, pode levar a um quadro de alopecia.

A vitamina pode ser encontrada em alimentos como cereais integrais, gema de ovo, amendoim, nozes, cebola, repolho, couve-flor, pepino e abacate.

Veja mais!