Por Nayla Georgia em 30/08/2012

Um dos requisitos para a beleza é dormir bem e, para isso, alguns alimentos ajudam com suas propriedades que influenciam o sono, eliminam a ansiedade e evitam outros motivos para acordar no meio da noite.

Os alimentos indicados para uma boa noite de sono são…

  • Cerejas: Além de serem uma delícia, as vermelhinhas são uma fonte natural de melatonina, que é responsável pela sonolência.
  • Leite: Rico em triptofano, substância que tem um efeito sedativo, o leite e seus derivados também contém cálcio, que promove a produção da melatonina. Portanto uma xícara de leite quentinho antes de ir para a cama faz o sono ser mais agradável.
  • Ovo: Cheio de proteínas em sua composição, o ovo consegue promover uma boa noite de sono livre de refluxos.
  • Amêndoas: Assim como o ovo, as amêndoas são ricas em proteínas, que ajudam na promoção do sono. É possível encontrar magnésio em sua composição e ele provoca a sensação de relaxamento.
  • Aveia: Cálcio, fósforo, potássio e magnésio são encontrados em uma pequena porção de aveia. Todos esses nutrientes ajudam a ter uma boa noite de sono, mas se for consumir em papa é preciso ter cuidado ao adoçar, pois o açúcar tem efeito contrário.
  • Banana: Mais um exemplo de potássio e magnésio, a banana consegue relaxar os músculos do corpo e ainda possui triptofano. Essa substância se transforma em serotonina e melatonina no cérebro, promovendo um sono relaxante. Acredita-se que é preciso uma hora para que o triptofano chegue a agir no cérebro, portanto é indicado ingerir a banana com esse tempo de antecedência da hora de dormir, mas não deve exagerar na quantidade.
  • Chá de camomila: Uma opção simples que induz ao sono é a infusão de camomila, que é um calmante natural.
  • Maracujá: A fruta é rica em substâncias que atuam no sistema nervoso central diminuindo a agitação, deixando os músculos mais calmos e relaxados.

Comer carboidratos à noite não engorda!

Comer carboidratos há tempos que é discriminado do cardápio noturno das pessoas, no entanto estudos apontaram que as massas e batatas vão bem à última refeição do dia. A explicação é simples, sem exageros é possível comer aquela macarronada ou suflê de batatas delicioso. Cada grama de carboidratos vai sempre fornecer 4 calorias, não importa a hora que for ingerido, contudo à noite o metabolismo desacelera, assim como todo o corpo passa a funcionar mais devagar. Evite encher a pança antes de dormir, pois é isso que faz engordar e ainda prejudica o sono, dando refluxo e insônia. O segredo para se manter em harmonia com a balança é comer poucas calorias na última refeição do dia e sempre jantar cerca de três ou quatro horas antes de ir para a cama.

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