Publicado por Anna de Cássia

O verão está chegando, e com ele, vem o desejo de um bronzeado impecável. Tentando chegar a este resultado, a maioria se joga nos banhos de sol exagerados e ao invés de se bronzear, acaba adquirindo algumas queimaduras, o que pode até ocasionar problemas de saúde, como manchas ou um câncer de pele. Até o envelhecimento precoce pode ser ocasionado pelo sol. Por isso é muito importante saber a maneira correta de se conseguir o tão desejado bronze. E por incrível que pareça, uma das coisas mais importantes para isso é a alimentação.

Como os alimentos ajudam no bronzeado?

Alimentos que ajudam no bronzeado

Foto: Reprodução

Todos aqueles alimentos que são ricos em Vitaminas A e E e também em carotenoides (principalmente o betacaroteno) ajudam no escurecimento do pigmento da nossa pele. Portanto, alimentos ricos nestes nutrientes são altamente indicados para quem quer se bronzear sem precisar passar muito tempo exposta ao sol.

As frutas amarelas e alaranjadas são as principais fontes dos nutrientes necessários para manter a cor, mas algumas folhas escuras como couve, também preenchem esse cardápio. Veja uma lista de alimentos que você pode consumir nesse verão:

Outras dicas para a hora do banho de sol

Antes de tentar pegar um bronzeado, é interessante você fazer uma sessão de esfoliamento corporal para tirar toda a pele velha, e então quando for para a praia, sua pele estará novinha e pronta para se bronzear. O resultado ficará ainda mais bonito.

O protetor solar é indispensável para qualquer uma que queria se bronzear. Muitas pensam que ele atrasa a coloração da pele, mas a verdade é que além de acelerar, ele ainda protege para que a pele fique bronzeada e saudável. O ideal é que ele seja aplicado 30 minutos antes da exposição de sol, para que possa penetrar na pele. O protetor deve ser reaplicado a cada duas horas, ou todas as vezes que você sair da água ou transpirar excessivamente.

Não adianta passar o dia inteiro no sol. Os dermatologistas explicam que o verdadeiro bronzeamento só acontece depois de 5 dias de exposição, por isso é muito mais interessante você tomar banhos de sol com 1 ou 2 horas de duração por 5 dias, do que passar o dia inteiro exposta.

Mulheres muito brancas (principalmente com cabelos e olhos claros) devem evitar o sol, pois qualquer exposição mínima já pode causar um câncer de pele. Deve também utilizar protetor solar SEMPRE que sair de casa.

Além de bronzeada, a pele precisa estar também hidratada para que esteja sempre bonita e saudável. Por isso, além de todos esses alimentos, não esqueça de tomar bastante água durante todo o verão. Pelo menos 2 litros de água por dia!

Veja mais!