Por Natália Petrin em 07/08/2015

Quando falamos em dieta, normalmente, associamos às pessoas que querem emagrecer. Mas esta, na verdade, refere-se também à alimentação diária de qualquer indivíduo. Quem deseja ter uma vida saudável, longe do riscos de doenças e minimizando os efeitos do tempo, precisa também seguir uma dieta balanceada e eliminar alguns itens do cardápio.

Justamente por isso, o Garota Beleza fez uma seleção de dez alimentos que devem ser excluídos da dieta por aqueles que desejam manter uma alimentação saudável e de qualidade. Confira.

Alimentos congelados

Pode ser muito prático e fácil comprar alimentos congelados para salvar aquele dia de preguiça ou de correria, mas essa categoria de alimentos deve ser excluída completamente de sua alimentação. Isso porque são ricos em sódio, conservantes e aditivos que não só engordam e colaboram para o armazenamento de gordura, mas também provocam inchaço e fazem grande mal à saúde.

Alimentos para excluir de vez da dieta

Foto: Pixabay

Leite integral

Pode parecer estranho pensar que devemos excluir o leite de nossa alimentação, mas o tipo de leite integral contém gorduras saturadas que, além de serem bastante calóricos, aumentam os níveis de colesterol ruim. O ideal é substituir por alimentos como o leite de soja, desnatado ou com baixa concentração de gorduras.

Pipoca de micro-ondas

Final de semana, filme com os amigos e claro, aquela pipoquinha deliciosa! Pois é, infelizmente a praticidade das pipocas de micro-ondas tem seus riscos. Riquíssima em calorias, a pipoca de micro-ondas contém gorduras saturadas e vem em porções exageradas: consumimos em apenas 60 gramas, cerca de 1.200 calorias. Dá para acreditar? Mas calma, você ainda pode preparar a pipoca em casa controlando a quantidade de gordura, certo? Dê preferência a pipoca feita em panela.

Refrigerante

O refrigerante é outro item dessa lista: rico em calorias, esse alimento, segundo pesquisas, são um dos principais fatores responsáveis pelas epidemias de obesidade a nível mundial. Além disso, os químicos presentes nessa bebida danificam ossos, causam sede e facilitam o surgimento da osteoporose, além de aumentar os níveis de glicose no sangue.

Alimentos light

Surpreso? Pois é. Alimentos chamados de light normalmente são pobres em gordura, mas ricos em açúcares e químicos para dar sabor.

Sucos industrializados

Substituir o refrigerante é fácil e prático com esses sucos, mas nada benéfico. A maioria é rico em açúcar, corantes e aromatizantes, mas são pobres na fruta natural. Por isso também devem ser evitados.

Água aromatizada

Também não é uma boa ideia consumir águas aromatizadas. Essas são ricas em sódio e aromatizantes, assim como os sucos industrializados.

Cereais

Os cereais industrializados têm versões coloridas e atraentes, mas essas são repletas de açúcar, corantes e conservantes que vão trazer mais malefícios do que benefícios. Procure consumir granola e aveia, que são bem mais saudáveis.

Pão

Com farinhas refinadas, o pão certamente deve ser eliminado, mesmo os pães normais, doces ou com sabores diversos. Isso porque não contém fibras e são repletos de calorias. Se você não consegue ficar sem o pãozinho, opte por aqueles que são preparados com farinha integral.

Margarina

Com muita gordura trans, as margarinas devem, com toda certeza, ser eliminadas do cardápio. Altos níveis de colesterol ruim, baixos níveis de colesterol bom, problemas com triglicerídeos e coagulação são consequências da alimentação com a margarina.

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