Por Anna de Cássia em 19/09/2013

Os anos vão se passando e a pele de boneca de porcelana vai enrugando. É um efeito natural, geralmente, mas que assusta muitas mulheres. Outros meios que favorecem o envelhecimento precoce da cútis são fatores externos perigosos, tais como os raios solares, a poluição e o fumo. Para quem não aceita bem as ruguinhas, a solução é prevenir e a forma mais eficiente é pela alimentação.

Os melhores alimentos para prevenir as rugas

Alimentos com poder antirrugas

Foto: Reprodução

Frutas

Morango: Com baixo valor calórico, essa frutinha deliciosa é uma rica fonte de ácido fólico, ácido elágico (fotoprotetor), betacaroteno, cálcio, fósforo, ferro, potássio, pró-vitamina A e vitamina C. Um morango tem propriedades antioxidantes que previnem o envelhecimento da pele, por combaterem os radicais livres e acabar com a degradação das células.

Romã: Geralmente usada pelos médicos por suas propriedades terapêuticas, a romã é um alimento fitoterápico rico em vitamina A e B, cálcio, fósforo, ferro, manganês e potássio. Além de tudo isso, possui o ácido elágico, que é um antioxidante poderoso capaz de prevenir o fotoenvelhecimento.

Tomate: Por ser fonte do licopeno, um poderoso antioxidante, essa fruta que vive se confundindo com legume, é uma ótima ideia para quem procura se livrar dos efeitos do envelhecimento cutâneo. Essa substância contida no tomate é capaz de proteger a pele dos raios solares e evitar o envelhecimento celular. Vale ressaltar que não somente a fruta consumida in natura é eficaz, mas também o seu molho. A Universidade de Manchester, na Inglaterra, divulgou um estudo que aprova os benefícios fotoprotetores do molho de tomate acrescentado na macarronada.

Frutas secas: Uma boa notícia para as fãs das frutas secas é que elas contêm grande concentração de flavonoides, uma substancia anti-inflamatória e antioxidante. Portanto é bastante eficiente no combate aos radicais livres e auxilia na absorção da vitamina C pelo organismo.

Legumes e vegetais

Cenoura: Ela é rica em betacaroteno, o principal precursor da vitamina A, que é fundamental para a renovação da pele. A cenoura tem poder antioxidante capaz de melhorar a densidade e a espessura da derme, combatendo as rugas e prevenindo-as.

Brócolis: É um alimento repleto de propriedades antioxidantes e ainda contém as vitaminas A e C, fibras, cálcio, ácido fólico e zinco. Seus nutrientes podem ser eficazes na prevenção do câncer do tipo melanoma.

Vegetais folhosos verde-escuros: Couve, espinafre e agrião são vegetais enriquecidos pela vitamina E, um agente antioxidante capaz de agir contra o envelhecimento da pele, devolvendo sua juventude e livrando dela as células mortas. Ainda têm propriedades que protegem as células dos radicais livres, logo, impedindo o envelhecimento precoce da cútis.

Carnes

Peixes: Ricos em ômega-3, o salmão e o atum são peixes excelentes na boa manutenção da pele. Suas propriedades são responsáveis pela hidratação e elasticidade cutânea.

Carnes: As que têm o índice de gordura baixo são boas fontes de proteínas capazes de produzir colágeno e evitar o aparecimento indesejado dos vincos e também a flacidez. É também eficaz na hidratação das peles secas, pois suas proteínas são enriquecidas pela niacina.

Outros

Iogurtes: São fontes de probióticos, micro-organismos vivos que auxiliam no equilíbrio da flora intestinal, melhorando o aspecto geral da pele. Mas isso vale para os iogurtes com baixa gordura e ricos em lactobacilos.

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